Buscar

Lições de vida de um verdadeiro Tzadik \ O Yarzeit

(NT recordação da data de falecimento ) do rabino Yoseph Zundel


"Aprendemos três lições poderosas a partir do caráter do rabino Yoseph Zundel."


D'var Torá: Rabino Yoseph Zundel foi o rabino e mentor do rabino Yisrael Salanter (NT: Autor de obras sobre mussar (ética) sob o ponto de vista judaico). O rabino Zundel, um dos principais discípulos do rabino Chaim Voloshin, era conhecido por sua mente brilhante em assuntos da Torah, por ser piedoso e por sua bondade. Ele conseguiu esconder sua grandeza através de sua humildade, e aqueles que não o conheciam presumiram que ele era um simples camponês. Certa vez, o rabino Zundel viajava a cavalo e a carroça com alguns outros passageiros. Eles pensaram que ele era um simplório. Eles zombaram dele durante toda a jornada e até chamuscaram sua barba quando ele tirou uma soneca. O rabino Zundel não respondeu a nenhum de seus comentários abusivos. Algumas semanas depois, eles o viram falando com um dos grandes rabinos da geração. Eles perguntaram a alguém por que o rabino estava conversando com um camponês? "Ele não é simplório! Ele é o rabino Yoseph Zundel, um dos tzadikim mais eminentes de nossos tempos", respondeu ele. Os homens ficaram mortificados por terem ridicularizado o estimado Rabino. Eles rapidamente se aproximaram dele e pediram perdão. O rabino Yoseph Zundel respondeu: "Eu o perdoarei com a condição de vocês nunca caçoarem de outro ser humano pelo resto de suas vidas".


Moral: aprendemos três lições poderosas de caráter do rabino Yoseph Zundel. Primeiro, a virtude de ficar calado diante do insulto. Em segundo lugar, mostrar misericórdia por ser rápido em perdoar. Por fim, nunca caçoar de outra pessoa.


Aplicação: Visualize o semblante sagrado e o caráter doce do rabino Yoseph Zundel. Integre os três traços de caráter em seu coração e pratique-os nas situações apropriadas. Receba as bênçãos e a compaixão de HaShem por suas excelentes virtudes.


Fonte: Blog e-mussar Tradução Dagoberto Mensch



#Judaísmo #Judeu #Tzadik #yarzeit