HISTÓRIAS DE FATO E DE PIJAMA | Testemunhos, desafio do Grão-Mestre da GLLP

Maçonaria: - HISTÓRIAS DE FATO E DE PIJAMA | Testemunhos, desafio do Grão-Mestre da GLLP


Meus Queridos Irmãos, Veneráveis Mestres,


Estes tempos difíceis serão uma referência durante as próximas gerações. Porquê? Porque o mundo, como o conhecemos hoje, jamais será o mesmo.


Os dias em que o mundo “fechou” nunca serão esquecidos e esperamos que sirvam de lição aos Países, e aos seus dirigentes, para que não se voltem a repetir.


Nós maçons temos uma forma diferente de ver o mundo. Juntamos aos fatos uma visão e uma sabedoria ancestrais de homens preocupados em se aperfeiçoarem, escolhidos como “elite” entre milhares e portadores de uma experiência iniciática exclusiva.


Pensar nos que nos seguirão, filhos, netos, bisnetos, …, maçons ou profanos é uma obrigação inegável de todos os obreiros da Nossa Respeitável Ordem.

Eles perguntarão um dia: o que sentiram, passaram, fizeram, agiram, viram o futuro, …, os maçons naquela época?


Para que estas e outras questões possam ser respondidas na primeira pessoa de forma verdadeira, espelho do que estamos a sentir e a passar quero-vos LANÇAR UM DESAFIO.


O desafio é o de cada Loja escolher um tema / título e escrever um texto em prosa, ou poesia, com a forma que mais lhe interessar, com um máximo de 8.000 caracteres (3 páginas em corpo 12 e formato WORD), que será um dos capítulos de um Livro que terá o seguinte nome:


HISTÓRIAS DE FATO E DE PIJAMA

Testemunhos de Livres Maçons e das suas Lojas, para memória futura, do isolamento na Primavera de 2020 em consequência do “Corona Vírus”


Porquê este título? Porque o fato representa os maçons e o pijama (recorde-se do “rapaz do pijama às riscas” ou “a vida é bela” de Roberto Benigni), o simbolismo da prisão, neste caso o inacabável isolamento da quarentena. O duplo sentido de “fato” reforça o carácter e o contraditório.


Tenho a certeza de que todas as Lojas se colocarão à Ordem sem hesitação e darão a sua quota-parte para esta Obra que servirá para mostrar ao mundo a verdadeira essência da maçonaria em tempos adversos à humanidade.


Será da vossa responsabilidade o que vão escrever e como as vossas Lojas se vão organizar para o efeito.


A Grande Loja compilará os textos que cada Loja enviar, procederá à paginação e à impressão do Livro que, com a vossa total e empenhada colaboração, deverá ter cerca de 400 páginas.


Esta obra será lançada ao mundo profano, nacional e internacionalmente, pelo que vos peço apenas cuidado no que revelam nos vossos textos. Com ela se espera que o mundo entenda o nosso papel na sociedade.


Deverão enviar até ao dia 15 de Maio os vossos contributos para o mail: (editado)

Conto convosco.

Aceitem um forte TAF

Armindo Azevedo – Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal /GLRP


#Livro #GLLP #Grão #Mestre #Armindo #Azevedo