Mesquitas de Jerusalém convocam "Guerra Santa" contra Israel | vídeo
top of page

Mesquitas de Jerusalém convocam "Guerra Santa" contra Israel | vídeo

Escalada de Tensões em Jerusalém: Mesquitas Solicitam "Guerra Santa" Contra Israel


A cidade histórica de Jerusalém, palco de tensões milenares entre israelitas e palestinianos, está agora no centro de uma escalada perigosa de tensões.


O mais recente desenvolvimento que tem alimentado essas tensões é um vídeo perturbador que mostra mesquitas na cidade solicitando, através de seus sistemas de som, uma "Guerra Santa" contra Israel.


Essa retórica inflamada e incendiária levanta preocupações sobre uma possível escalada de violência na região já volátil.


A cidade de Jerusalém tem sido historicamente um ponto focal de tensões religiosas e políticas, e essas mensagens aumentam a preocupação com a segurança e a estabilidade na região.


As tensões entre Israel e a Palestina atingiram níveis recordes nesta segunda-feira, 9 de outubro de 2023, com uma escalada de violência que já deixou mais de 940 mortos, incluindo centenas de civis.


O conflito começou no sábado, 7 de outubro, com uma incursão surpresa do Hamas em Israel, que lançou milhares de foguetes contra o país. Israel respondeu com ataques aéreos contra a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.


A violência se espalhou para outras partes da região, com confrontos entre Israel e o Hezbollah no Líbano e ações violentas no Egito.


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que o país está em guerra e pediu aos israelitas que se preparem para uma luta "longa e difícil". O Hamas, por sua vez, afirmou estar preparado para uma nova escalada.


O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência após apelos do secretário-geral, António Guterres, para que sejam feitos "todos os esforços diplomáticos para evitar uma conflagração mais vasta".

bottom of page