Buscar

Artigo de Opinião: - UM CONTRIBUTO INÉDITO E MARCANTE PARA A HISTÓRIA DA MAÇONARIA EM PORTUGAL

UM CONTRIBUTO INÉDITO E MARCANTE PARA A HISTÓRIA DA MAÇONARIA EM PORTUGAL


Na verdade a História da Maçonaria em Portugal tem vindo a ser sempre uma fiel continuadora nos seus diferentes ritos maçónicos mais notáveis e presentes na própria História da Maçonaria da Europa, contudo, há certamente a registar alguns eventos puramente nacionais que vieram a dar um cunho diferente à própria Maçonaria Portuguesa, como por exemplo, o que ocorreu com uma louvável e interessante iniciativa do Ilustre Maçon, o médico português MIGUEL ANTÓNIO DIAS que veio a fundar um novo rito maçónico - o RITO ECLÉTICO LUSITANO, detentor de 7 graus, sendo criado em 1859 o GRANDE ORIENTE DA MAÇONARIA ECLÉTICA LUSITANA.


Pois, o nosso Ilustre Irmão MIGUEL ANTÓNIO DIAS quis criar um rito maçónico para os PORTUGUESES, o Rito ECLÉCTICO LUSITANO que devido a diversos factores adversos veio a ter uma fraca duração!


Embora não esteja ligada à Maçonaria e em 1910 um Ilustre Maçon Português de Altos Graus e que foi Grão-Mestre da Maçonaria Brasileira, veio naquele ano a fundar e codificar uma doutrina evolucionista que pela sua natureza e princípios científico que defendia ultrapassava a própria Ciência naquela época!


Doutrina Evolucionista detentora de avançados conhecimentos de âmbito espiritual e científico em que o criador dessa mesma avançada doutrina iniciática foi LUÍS DE MATOS que como Maçon via-se praticamente cerceado em todos os seus esforços no sentido de poder desenvolver as suas próprias ideias filosóficas; espiritualistas e científicas sobre o Universo e a origem e natureza humanas, porque na época a própria Maçonaria então vigente era extremamente dogmática e fechada a quaisquer tentativas por melhores que fossem que viessem a defender ideias novas ou a novos desenvolvimentos no campo da ARTE REAL!


A essa mesma doutrina de natureza evolucionista foi dado o nome de Espiritismo Racional e Científico Cristão, para posteriormente passar a ter uma nova designação - RACIONALISMO CRISTÃO!


Agora no Século XXI, pessoalmente, temos a preferência em chamar ao Racionalismo Cristão - ESPIRITOLOGIA, a Ciência do Espírito ou simplesmente - CIÊNCIA ESPIRITÓLOGA!


O Ilustre Maçon Luís de Matos na sua época nunca conseguiria associar a nova doutrina iniciática à Maçonaria, feito impossível de realizar uma vez que a Maçonaria de então era efetivamente fechada e absolutamente contrária à aceitação de contrária mudança ou alteração!


Uma segunda tentativa foi realizada em Portugal para a criação de uma novo rito maçónico e com a introdução deste novo rito maçónico, o RITO PORTUGUÊS dispondo de símbolos e com regras próprias, veio a causar uma verdadeira guerra na Maçonaria Regular que levou a expulsões e à suspensão de vários maçons!


Finalmente esta nova tentativa de ser criado um novo rito maçónico foi conseguido, tendo o RITO PORTUGUÊS sido fundado no ano de 2016.


Na verdade esse mesmo rito português veio a ter sucesso, contudo, foi alcançado devido ao facto dos seus fundadores terem vindo posteriormente a criarem uma nova Grande Loja, a qual, presentemente tem vindo a funcionar plenamente e onde o RITO PORTUGUÊS é um dos seus principais ritos!


[...]


Jacinto Alves, Mestre Maçon. Escritor e Investigador.


#JacintoAlves #Escritor #Ensaísta