A MAÇONARIA ESTÁ PARA FICAR. QUE NINGUÉM DUVIDE DISTO !

Atualizado: Mar 25

A MAÇONARIA ESTÁ PARA FICAR. QUE NINGUÉM DUVIDE DISTO !


Após o 25 de Abril de 1974,a Maçonaria deixou de ser uma "sociedade secreta" e só muito dificilmente poderá ser considerada uma "sociedade discreta". É uma associação tão legal como o Benfica ou o FC Porto ou o Grupo Excursionista "Vai Tu", aqui do meu bairro.


Conhece-se o seu endereço postal, que até pode ser visitado sem especiais formalidades ; tal associação paga impostos , como qualquer outra ; tem contabilidade organizada ; para cúmulo, tem sido das agremiações mais sindicadas e escrutinadas pelos órgãos de comunicação : fizeram-se sobre a Maçonaria séries de televisão e houve jornais e revistas a publicar listas exaustivas sobre as suas lojas e sobre os seus membros.

Tudo isto que agora digo é inegável. Não há quem o não saiba. Até na Internet, até nas redes sociais, têm sido dedicados ao tema numerosos escritos, sem que se tenham deduzido oposições judiciais QUE PODERIAM ENCARAR-SE, até devido ao tom de devassa e à imputação de intenções maléficas ou mesmo criminosas, feitas por gente odienta e mal-intencionada. A Maçonaria - e muito bem - não reagiu.

Já tive ocasião de mencionar a razão determinante do actual ataque contra a Maçonaria, por parte do PSD. Pacheco Pereira, mal informado, fala da importância de membros desse partido na Maçonaria. Existem alguns, sim, mas são minoritários. O grosso dos maçónicos portugueses não é hiper-liberal , timbre do actual PSD, mas é maioritariamente republicano e defensor da Democracia Social. A legislação desejada por Rui Rio para escarmentar a Maçonaria é movida precisamente pela secreta intenção de cortar as pernas a uma organização que ele SABE que nunca lhe poderá ser politicamente favorável.

A opinião pública também sabe ao que vem a Maçonaria e quais são os seus ideais DE SEMPRE : a defesa das liberdades fundamentais do ser humano, a promoção da igualdade de oportunidades, o apoio aos mais desfavorecidos e a activa promoção dos Valores da fraternidade entre os homens.

Se há sectores da nossa população que votam à Maçonaria um ódio rancoroso e permanente isso deve-se fundamentalmente a motivos transparentes. É que nem toda a gente tem acesso irrestrito à Maçonaria. Ela exige garantias de carácter que nem todos podem apresentar. Assim, esta exclusão irrita sobremaneira os que nela não poderão jamais ingressar. Sustentarão uns tantos que existem péssimos maçons na associação - e isso é uma verdade. Mas até a "entourage" de Jesus Cristo foi servida por um Judas ... e não será por isso que a Igreja Católica pode ser apresentada como uma organização maléfica ( senão para umas tantas mentes de sectarismo primário ).

A outra razão irritativa para alguns é a reserva iniciática de certas celebrações da "liturgia maçónica" . É verdade que isto existe. Mas existe dentro da mesma lógica com que as antigas missas católicas eram rezadas em latim , língua que o vulgo não entendia. A Maçonaria celebra, por exemplo, com cerimonial próprio, os equinócios e os solstícios. Devota um culto especial à sequência dos processos naturais e comemora-os ao seu jeito .


Onde está o mal disto ?

Alguns dizem que a Maçonaria "tem segredos". E tem. Tem os mesmos segredos que se podem detectar numa qualquer família saudável, numa qualquer organização inocente. Há nos lares determinados assuntos, que nada têm de criminoso ou sequer de censurável, mas que só são e só podem ser discutidos "em família". Eu não sei - nem tenho de saber - eu não conheço - nem tenho de conhecer - eu não entendo - nem tenho de entender - a estratégia geral da contratação dos jogadores do meu Clube de sempre, o Sporting . Isso não faz do Sporting, do Benfica ou do Carcavelinhos uma associação ou uma organização susceptível de ser perseguida ou devassada.

As tentativas de perseguição à Maçonaria tiveram sempre as mesmas motivações : a emulação que a Liberdade provoca em quem não a quer ; a raiva que a luta pela Igualdade de oportunidades suscita a quem pretende a escravização do semelhante ; o ódio que alguns guardam contra os que lutam por uma sociedade de seres humanos fraternos, solidários, inclusivos e sem mancha de racismo ; o remordimento que as pequeninas mentes sempre acalentam contra quem quer ter um espírito cada vez mais informado e universalista.

Esta tentativa de Rio , desse coitado que não irá deixar sulco especial na história de Portugal, é só mais uma. A Maçonaria já sofreu , ao longo da sua dilatada história , incontáveis perseguições. Esta é só mais uma. Irá ter a sorte de todas as anteriores.

A Maçonaria está para ficar. Que ninguém duvide disto !


Autor: @A.H.

#Portugal #Maçonaria