Buscar
  • My Fraternity

Aprendiz trabalhando a pedra bruta | Terminologias maçónicas extraídas do dicionário da Grande Loja


Aprendiz – Titulo atribuído no 1º grau de todos os ritos maçónicos. O Aprendiz é o estagiário, o que inicia a aprendizagem. O Maçon ao iniciar os seus primeiros passos na Maçonaria, representa a fragilidade e carece de protecção, ensino e apoio constantes. – In, Dicionário Termos Maçónicos da GLNP

Pedra Bruta – Uma pedra bruta apresenta as imperfeições. Esta pedra é o símbolo das imperfeições e, como a maçonaria é espiritualista, a pedra bruta representa as imperfeições do espírito que o maçon vai fazer por corrigir. Estas imperfeições devem-se à juventude, características próprias do Homem que não domina as paixões, os impulsos. – In, Dicionário de Termos Maçónicos da GLNP.

***

Esquadro, Compasso e Livro Sagrado

(as três luzes da Maçonaria)

Esquadro – O esquadro representa o resultado da união entre a linha horizontal e a linha vertical. Representa a harmonia indispensável ao Obreiro (ao maçon) para que possa realizar o seu trabalho em harmonia e equilíbrio. O esquadro significa a rectidão e a disciplina sobre a matéria, sobre as vontades humanas. Com o esquadro, o mestre maçon já executa a construção do Templo, na procura incessante da Verdade. – In, Dicionário dos Termos Maçónicos da GLNP.

Compasso – Representa o símbolo de medir o espírito, nas diversas formas de pensamento do relativo (circulo). Quanto mais se abrirem os seus braços, maior será a acção do espírito sobre a matéria. Ora, se o espírito predomina sobre a matéria, o compasso assim se coloca ou não sobre o esquadro, que se inicia no 1º ao 3º grau. In, Dicionário dos Termos Maçónicos da GLNP.

(Ágape na Grande Loja Nacional Portuguesa)

#freemasonry