top of page

O que é preciso para que a Lei seja aplicada? || Lei de 2017 que proíbe uma só palmada!

Embora a lei de 2017 que proíbe as palmadas em Portugal seja uma legislação importante na proteção dos direitos das crianças, a sua aplicação não é executada há 6 (seis!)anos!!!!!


A implementação de uma nova legislação envolve uma série de fatores, como mudanças culturais, sensibilização da sociedade, formação dos profissionais envolvidos na aplicação da lei e recursos financeiros para garantir a efetividade da nova legislação.


Tudo isto já foi assegurado, então, o que é preciso para que a Lei seja aplicada?


No caso específico dos Tribunais em Portugal, a falta de aplicação da lei que proíbe as palmadas pode estar relacionada com uma série de fatores.


Um desses fatores pode ser a falta de compreensão dos juízes sobre a importância da nova legislação e a sua aplicação prática.


É possível que muitos juízes ainda não tenham recebido formação adequada sobre a nova lei e a importância de proibir as palmadas.


Outro fator pode ser a falta de recursos dos tribunais para lidar com casos relacionados com as palmadas.


A proibição das palmadas requer uma mudança cultural e de mentalidade que não acontece de um dia para o outro. Concorda?


Além disso, é necessário que haja investimentos na criação de serviços de apoio às famílias e às crianças, como a criação de equipas especializadas em prevenção e proteção da criança, para garantir que a lei seja aplicada de forma adequada. E isto, está já a ser assegurado pelo Estado.


Por fim, é importante lembrar que a mudança cultural não acontece de forma linear.


A proibição das palmadas é uma legislação relativamente recente em Portugal e pode levar tempo para que haja uma mudança cultural que a apoie. Concorda? Não?!


É importante continuar sensibilizando a sociedade e investindo em recursos para que a aplicação da lei possa ser efetiva e os direitos das crianças sejam protegidos.


0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page