O Pró Grão-Mestre Peter Lowndes enviou uma mensagem a todos os membros da UGLE
top of page

O Pró Grão-Mestre Peter Lowndes enviou uma mensagem a todos os membros da UGLE

O Pró Grão-Mestre Peter Lowndes enviou uma mensagem a todos os membros da Grande Loja Unida de Inglaterra

Sinto que é inevitável nesta época do ano que as nossas famílias estejam em primeiro lugar nas nossas mentes e todas as incertezas que envolveram os nossos preparativos para o Natal tornaram a vida muito difícil para a maioria das famílias no país, inclusive os Maçons. Eu e minha família tivemos uma sorte incrível de poder continuar como planeado dentro das regras estabelecidas, mas tantos não tiveram a sorte que, quase, nos fez sentir culpados. Quaisquer que sejam as vossas circunstâncias, só espero que tenham conseguido ter algum prazer em família do período de férias.


Sinto-me com sorte também noutro sentido, por fazer parte da família Maçónica, que tem demonstrado desde o primeiro bloqueio iniciado em Março passado, a unidade incrivelmente robusta é. Tenho o prazer de dizer que muito do excelente trabalho realizado em todas as Províncias e Distritos foi bem documentado, não só nas nossas comunicações internas, mas também na imprensa nacional e local. Como é agradável e incomum poder relatar isto. Grande crédito deve-se à forma altamente profissional com que tudo isto foi destacado pelas nossas equipas de comunicação, tanto no Freemasons’ Hall, como à volta das Províncias e Distritos.


No entanto, não é apenas a acção pública de alto nível que deve receber o nosso elogio e gratidão e nenhum dos fantásticos trabalhos realizados ao nível local e de Loja deve passar despercebido. Quando entrei para a Maçonaria, o cargo de Esmoler da Loja era frequentemente ocupado por um Irmão mais velho que queria usar um colar de Loja. Agora não. Muito trabalho foi colocado no treino de Esmoleres Provinciais e de Loja e, pelo que ouvi, esse treino foi bem utilizado e há algumas histórias maravilhosas a serem relatadas. Claro, não é apenas o Esmoler que deve assumir responsabilidades em relação às suas Lojas e Capítulos. O Venerável Mestre, Secretário, Hospitaleiro, de facto, cada membro de cada Loja e Capítulo deve considerar-se, e ser considerado, um membro importante da família.


Continuando a analogia familiar, estou certo de que muitas, muitas famílias ao redor do mundo mantiveram contacto regular por meio do Zoom ou equivalente. Não tenho a pretensão de ser um especialista em tecnologia – longe disso – mas nós, como uma família, achamos esta ferramenta maravilhosa e simples de usar, assim que outra pessoa a configura!! Da mesma forma, sei que, pelo mesmo método, os nossos Irmãos têm sido utilizadores muito regulares tanto para reuniões pessoais quanto para reuniões sociais da Loja / Capítulo. Pude comparecer – virtualmente, é claro – às reuniões da Grande Loja Provincial e Distrital, assim como os outros dirigentes da Ordem e do Arco Real. Todos nós ficámos impressionados com a engenhosidade daqueles que se preocupam em organizar as coisas de uma forma útil e divertida.


É tão importante mantermos contacto uns com os outros e eu sei que muitas Lojas realizavam reuniões reais quando permitidas durante o Outono e conseguiam conduzir algumas cerimónias rituais com os números permitidos e aplicando as adaptações rituais recomendadas. Ter sido capaz de iniciar novos membros tem sido um grande bónus e, embora ainda haja centenas de candidatos à espera nos bastidores, foi um começo e uma indicação de como todos nós estamos determinados a voltar ao normal assim que as condições o permitirem .

Os últimos meses foram uma viagem de montanha-russa e todos devemos esperar que o programa de vacinação, agora em andamento, nivele o caminho e permita que todos nos encontremos como gostaríamos. Será maravilhoso quando nos pudermos reunir novamente para dar as boas-vindas a novos candidatos, fazer outros progredirem nos seus graus e desfrutar de um jantar juntos, até mesmo brindando a um novo Venerável Mestre.

Acho que vale a pena repetir que todos nós temos a sorte de ter sido membros de uma fraternidade tão unida durante o ano passado e não devemos esquecer o trabalho magnífico que as casas RMBI (Royal Masonic Benevolent Institution) têm feito em todas as provações e tribulações. Elas fazem parte da nossa família e devemos orgulhar-nos de todos os que trabalham nelas, assim como tenho a certeza de que estamos com todos os nossos funcionários de caridade em todas as nossas instituições de caridade e as instituições de caridade que apoiamos.


Mudando de assunto, em 2015 lançámos uma estratégia de cinco anos para a Ordem e que, em circunstâncias normais, chegou ao seu término. O Vice Grão-Mestre, a meu pedido, tem presidido um Grupo de Trabalho para elaborar e desenvolver uma nova estratégia para os próximos cinco a sete anos. Inevitavelmente, o ano passado retardou este processo e parece não ter sentido lançar a nova estratégia até que saibamos que ela é plausível e alcançável nas circunstâncias prevalecentes. Acho, portanto, apropriado estender a actual estratégia de 2015 até o final de 2021. Isto na esperança e expectativa de que possamos implantar a nova estratégia durante 2022. Enquanto isso, vamos continuar o excelente trabalho de equipe desenvolvido, particularmente nos últimos anos, com todos nós trabalhando como uma organização e demonstrando tudo o que há de bom na Maçonaria.


Peter Lowndes Pró Grão-Mestre da United Grand Lodge of England

0 comentário
bottom of page