top of page

Nova Loja Maçónica Marianne em Lisboa: Um Marco para a Comunidade Francófona

Criação de uma Nova Loja Maçónica Francófona em Lisboa


Recentemente, um grupo de irmãos belgas e franceses que residem em Lisboa, Portugal, tomou a decisão de fundar uma nova loja maçónica francófona na região.


Esta nova loja, que levará o nome de "Marianne," será afiliada ao Grande Oriente Lusitano (GOL), uma obediência maçónica liberal.


O GOL é membro do Clipsas e reconhecido, entre outros, pelo Grande Oriente de França (GODF) e pelo Grande Oriente da Bélgica (GOB).


A Loja Marianne operará de acordo com o Rito Francês e está sendo apoiada e patrocinada pela Loja Delta, que faz parte do mesmo GOL em Lisboa.


A Loja Delta é uma filha da Loja Librex II, pertencente ao Grande Oriente do Bélgica, a Orient de Bruxelas.


Até ao momento, o projeto não inclui membros do sexo feminino, uma vez que o GOL não permite atualmente a maçonaria mista, apesar de receber as mulheres nos seus Templos e da existência de Tratados nas Lojas do GOL, que envolvem as mulheres e a maçonaria mista. No entanto, a expectativa é que essa restrição seja levantada até 2024, quando a Constituição do GOL for atualizada.


Enquanto aguardam a constituição oficial da nova loja, a Loja Delta realiza reuniões francófonas a cada dois meses em Lisboa.


O My Fraternity também soube que alguns maçons portugueses foram excluídos e procuram amparo.

bottom of page