top of page

Mitos e verdades sobre os segredos maçónicos e o juramento simbólico

Descubra a verdadeira história da Maçonaria e os segredos por trás do juramento simbólico


A Maçonaria é uma ordem fraternal que teve a sua origem na Europa, no final do século XVII, e que se espalhou por todo o mundo. Desde então, tem sido alvo de inúmeras especulações e teorias da conspiração, algumas das quais envolvem supostos "segredos maçónicos".


Embora a Maçonaria tenha as suas próprias cerimónias e rituais, os segredos da Maçonaria não são necessariamente mitos ou lendas.


Conheça a simbologia e rituais da Maçonaria através da imagem de um maçon do Grau 33 em trajes tradicionais


Neste texto, vamos explorar alguns dos supostos segredos maçónicos e o significado do juramento maçónico.


Um dos mitos mais comuns sobre a Maçonaria é que a organização guarda segredos que, se revelados, podem mudar o curso da história.


Embora existam certos segredos na Maçonaria, como senhas e gestos de reconhecimento, eles são principalmente de natureza cerimonial e não representam ameaças para a sociedade ou para a humanidade.


Os membros da Maçonaria têm o dever de manter os segredos da organização, mas isso é principalmente para proteger as cerimónias e os rituais da Maçonaria, que são sagrados para os membros da organização.


O simbolismo maçónico é outro aspecto que frequentemente é mal interpretado ou considerado secreto.


A Maçonaria usa símbolos para transmitir as suas mensagens e ensinamentos aos membros da organização.


Esses símbolos incluem o compasso, o esquadro, a régua, a pedra bruta e a pedra cúbica.


Esses símbolos representam ideias como a busca pela verdade, a sabedoria e a moralidade.


A Maçonaria acredita que, através do estudo desses símbolos, os seus membros podem tornar-se pessoas melhores e contribuir para a melhoria da sociedade.


Outro mito sobre a Maçonaria é o juramento maçónico, que é frequentemente descrito como sendo hipérbole e até mesmo satânico.


Na realidade, o juramento maçónico é uma cerimónia que os membros da Maçonaria fazem durante a sua iniciação.


O juramento é baseado em prometer manter os segredos da organização e comprometer-se a ajudar outros membros da Maçonaria.


Embora o juramento seja tomado com seriedade, não é obrigatório para a adesão à organização. A Maçonaria é uma organização voluntária e os membros podem deixar a organização a qualquer momento.


Em face disto, a Maçonaria é uma ordem fraternal que tem as suas próprias cerimónias e rituais.


Em vez disso, a Maçonaria é uma organização voluntária que procura ajudar os seus membros a tornarem-se pessoas melhores e a contribuir para a melhoria da sociedade.


0 comentário

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page