top of page

Macron Elogia Portugueses pelo 25 de Abril

Macron Enaltece o Papel dos Portugueses na Democracia Europeia no 25 de Abril


O Presidente francês destaca a coragem dos 'Capitães de Abril' e laços históricos entre Portugal e a França.


Numa mensagem comemorativa divulgada às vésperas do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril, o Presidente francês, Emmanuel Macron, expressou profunda apreciação pelo papel fundamental desempenhado pelos portugueses na formação da democracia europeia.


O presidente Macron destacou a bravura dos jovens 'Capitães de Abril', cuja coragem e determinação abriram caminho para a paz e para a democracia em Portugal.


"Na celebração do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, gostaria de me juntar aos nossos amigos em Portugal, à comunidade portuguesa em França e a todos os nossos compatriotas de origem portuguesa para comemorar este marco, tão significativo para a democracia na Europa," afirmou o Presidente francês num vídeo divulgado por ocasião dos 50 anos do 25 de abril.


Na mesma mensagem, Macron não deixou de homenagear os jovens 'Capitães de Abril' que "expressaram a esperança de todo um povo na paz e democracia". "Mal tinham trinta anos e já eram heróis. A Europa de hoje deve muito à sua coragem," afirmou Macron.


Para o Presidente francês, a amizade entre Portugal e França é reforçada até os dias de hoje pelo fluxo migratório entre os dois países, desde os tempos da ditadura, quando muitos portugueses procuraram uma vida melhor em França até hoje, vivendo entre os dois países.


"A França orgulha-se de ter acolhido no seu território centenas de milhares de portugueses nas décadas de 50 e 60, que foram desterrados pela pobreza, pela violação sistemática dos seus direitos, pela repressão política arbitrária e cruel, e por recusarem-se a participar neste sistema e nestas guerras injustas," disse o Presidente francês.


Atualmente, os dois países partilham "laços seculares", preparando o futuro da União Europeia e defendendo causas que determinam o futuro, partilhando "a mesma visão de um mundo livre, democrático e justo", defendeu o Presidente francês.


"Devemo-lo à memória dos 'Capitães de Abril' e ao povo português que, há cinquenta anos, se levantou contra a injustiça e a pobreza e conquistou a admiração da França, da Europa e do mundo com um cravo vermelho na mão," disse Macron, concluindo a sua mensagem com "25 de abril, sempre! Viva Portugal! Obrigado a Portugal!".


No vídeo, Macron ainda mencionou algumas personalidades portuguesas que lutaram pela democracia, como Maria Isabel Barreto, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, que lutaram pelos direitos das mulheres, bem como Mário Soares, Álvaro Cunhal e Emídio Guerreiro, que se refugiaram em França antes da revolução e regressaram a Portugal após o 25 de abril de 1974.



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page