Grande Loja Legal de Portugal no Centro da Controvérsia Maçónica Global: Desafios à Soberania e Autonomia em Debate
top of page

Grande Loja Legal de Portugal no Centro da Controvérsia Maçónica Global: Desafios à Soberania e Autonomia em Debate

Grande Loja da Flórida Retira Amizade a Onze Grandes Lojas Estrangeiras: Desafios na Soberania Maçónica Global


A Grande Loja da Flórida tomou recentemente uma decisão notável ao retirar a Amizade a onze Grandes Lojas estrangeiras, destacando crescentes preocupações sobre a interferência externa nas questões maçónicas da própria Obediência.


O documento oficial da Grande Loja revela que a motivação por detrás dessa medida reside na prática de que essas Obediências estrangeiras estão a influenciar o reconhecimento de outras Grandes Lojas, representando, assim, uma potencial ameaça à soberania da Grande Loja da Flórida.


GLLP: Controvérsia Global Maçónica - Desafios à Soberania e Autonomia


Este acontecimento reflete uma mudança mais ampla nas dinâmicas da comunidade maçónica global, confrontando as organizações maçónicas com desafios inéditos.


A inclusão da Grande Loja Legal de Portugal no documento oficial ressalta uma específica inquietação quanto à influência desta Obediência em Obediências de outros países.


Tentam impor decisões em Portugal e procurar o mesmo na Flórida, levanta questões fundamentais sobre a autonomia das diferentes Obediências e a necessidade de preservar a soberania das Grandes Lojas de outros países.


bottom of page