Ekev - Ame o próximo como a ti mesmo. E ganhe seus méritos
top of page

Ekev - Ame o próximo como a ti mesmo. E ganhe seus méritos

Ekev - Ame o próximo como a ti mesmo. E ganhe seus méritos


A Gemará no tratado de Shabat nos relata a famosa história de um não judeu que queria se converter ao judaísmo, e foi falar com o sábio Hilel, fazendo-lhe o seguinte pedido: “me ensine toda a torá enquanto eu aguento aqui de um pé só”. Ou seja, de uma forma rápida e simples. Hilel lhe respondeu: “Respeite o outro como você respeita a si mesmo”. Essa foi toda a Torá, segundo Hilel. Muitos comentaristas se dedicam a tentar entender essa história. O que é que realmente o estranho estava pedindo a Hilel e qual foi sua resposta?


A explicação é que a pergunta não era relacionada ao estudo da Torá em si, mas sim ao cumprimento das mitsvot. E a expressão “de um pé só” era uma metáfora. Regel (pé), em hebraico, também quer dizer “vez”.

Existem diversas Mitsvot na Torá, e nem todas podem ser cumpridas pela mesma pessoa em apenas uma vida. Por isso, explicam nossos sábios que a alma precisa voltar a esse mundo em diferentes situações e gerações, para que lhe seja possível o cumprimento de todas as Mitsvot. Essa era a pergunta daquele estranho à Hilel: “como posso cumprir todas as mitsvot em uma só vida?” E eis que Hilel respondeu que só há uma maneira disso ser possível, ao amar a seu próximo como a ti mesmo, pois assim todas as Mitsvot que o outro faz, contam também para você e vice-versa.

A Parashá dessa semana inicia-se com o seguinte passuk, parte do discurso de Moshe: “E eis que vocês vão ouvir esses mandamentos, e vão cumpri-los e fazê-los...E HaShem cumprirá para você o pacto e as bondades que Ele prometeu aos seus antepassados” (Ekev 7,12). Temos nesse passuk uma discrepância no grau do sujeito.

Primeiramente, o passuk usa a linguagem do plural, mas depois a linguagem muda para o singular! Explicam nossos sábios, com base na explicação acima sobre a Gemará em Shabat, que Moshe nos está passando a seguinte mensagem: claro que é impossível uma pessoa cumprir todas as Mitsvot da Torá. Porém, caso todos cumpram as suas respectivas possíveis Mitsvot, se cada um fizer sua parte, com a condição de que o povo esteja unido, HaShem abençoará a individualmente cada um e um, levando em conta os méritos de todos juntos. É como aquelas promoções: você faz o que lhe cabe e leva um bônus muito maior.

Fonte: Dvar Torá Semanal


0 comentário
bottom of page