top of page

Dr. Jean Theophilus Desaguliers: O Reformador da Maçonaria e Cientista Notável

Jean Theophilus Desaguliers: Um Visionário da Maçonaria e da Ciência.


Revolucionando a Maçonaria Inglesa e Espalhando o Conhecimento Científico.


Jean Theophilus Desaguliers (1683-1744), um nome que ecoa na história da Maçonaria e da ciência, desempenhou um papel crucial na reformulação da Maçonaria Inglesa e na disseminação do conhecimento científico durante o século XVIII.


Nascido a 12 de março de 1683 em Aytré, uma vila próxima a La Rochelle, Desaguliers cresceu numa família huguenote que fugiu da França para a Inglaterra no mesmo ano.


A sua trajetória extraordinária levou-o a tornar-se um renomado membro da Royal Society e um influente reformador maçónico.


Desaguliers foi educado na "Escola Francesa" do seu pai em Islington, Londres, e posteriormente na Escola do Bispo Vesey em Sutton Coldfield.


Em 1705, ele ingressou no Christ Church, Oxford, como bolsista servente. Mergulhou nos estudos e esforçou-se na filosofia natural experimental, sob a orientação de John Keill, um membro da Royal Society e discípulo de Sir Isaac Newton, que era o presidente da sociedade.


Graças ao seu encontro com Keill, Desaguliers teve a oportunidade de conhecer Newton e o Duque de Chandos, um dos homens mais ricos da Inglaterra e membro do Conselho da Royal Society.


Essas conexões impulsionaram a sua carreira, levando à sua eleição como membro da Royal Society, com taxas de admissão e anuidades isentas em reconhecimento da sua grande contribuição para a sociedade científica.


Além disso, com o apoio de Chandos, Desaguliers assegurou um patrono rico, bem relacionado e empreendedor.


Durante o seu tempo em Oxford, Desaguliers conquistou o seu Bacharelado em 1709 e foi ordenado diácono na Igreja da Inglaterra no ano seguinte. Recebeu o seu Mestrado em 1712 e, em 1713, após o seu casamento com Joanna Pudsey, estabeleceu-se em Londres.


Embora tenha residido na cidade, ele retornava periodicamente a Oxford para ministrar palestras e, em 1719, recebeu o seu doutorado.


Na sua casa em Londres, inicialmente localizada em Plough Yard, próximo às instalações da Royal Society em Crane Court, testemunhou as transformações científicas da época.


As palestras de Desaguliers sobre a ciência eram incrivelmente populares, pois a ciência começava a emergir na cultura popular.


As suas demonstrações práticas sobre a eletricidade, propriedades dos gases, óptica e órbitas planetárias encantavam e educavam públicos variados, levando o conhecimento científico para além dos círculos académicos e alcançando cafés e tavernas.


O Museu de Ciência em Londres abriga uma coleção de instrumentos e objetos projetados ou feitos por Desaguliers. Entre eles, destaca-se o "Cometarium", utilizado para explicar a trajetória dos cometas. Uma peça única que pertenceu a um de seus alunos, o cientista Stephen Demainbray.


A vida e legado de Jean Theophilus Desaguliers continuam a inspirar pesquisadores e maçons até aos dias de hoje, destacando a influência significativa que um homem pode ter na Maçonaria e na divulgação do conhecimento científico.


A história de Desaguliers é uma celebração de seu papel como reformador da Maçonaria e como um divulgador da ciência, deixando um impacto duradouro na história do Reino Unido e no mundo.


O seu trabalho é um testemunho da importância de buscar conhecimento e promover ideais de fraternidade e iluminação.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page