Buscar

Roma. O 170º aniversário da República Romana | Conferência da Loja "Deus e o Povo" | 09.02


9 de fevereiro de 1849 é a data histórica do nascimento da República Romana, o primeiro verdadeiro testemunho moderno de democracia e liberdade política que a nação italiana foi capaz de expressar antes do republicanismo de hoje. Foi uma experiência emocionante que convocou os arquitectos do «Risorgimento», em primeiro lugar Giuseppe Mazzini, com seu lema 'Deus e o povo' que inspirou, e Giuseppe Garibaldi que até ao fim tentou viver com seus seguidores - A República Romana durou cinco meses - aquela experiência política original, a primeira na Europa, que sonhava com a Itália, com sua Constituição esclarecida, um lugar mais justo para viver, secular, liberal, democrático e progressista.

"Deus e Povo, República Romana, 170 anos de Amor" é o título da reunião que se realizará em Roma no dia 9 de fevereiro, às 9h30, no Palazzetto Mattei, na Villa Celimontana (Via della Navicella 12) .

As trabalhos serão organizadas ao longo do dia e serão abertos pelo Venerável Mestre do "Deus e o Povo", Giuseppe Bramucci . Isto será seguido pela introdução de Carlo Ricotti , presidente do Conselho do Distrito de Lazio, que moderará os discursos.

Contribuições: Luciano Alberici da Barbiano ("Notas e considerações sobre os principais aspectos militares"), o cientista político Giuseppe Allegri( "1849 - Uma constituição social?"), O histórico Ester Capuzzo ("Os judeus na Roman") República; o estudioso e tradutor Renata Caratelli ( "Opiniões e comentários de alguns autores estrangeiros da época"); o jornalista e escritor Stefano Tomassini ("Roma de 1848 a 1870 - início e no final do Renascimento"), Mestre Stefano Ragni ( "História e Música na memória da República romana, em 1849,"; uma viagem musical com piano e narrador), historiadores Charles Ricotti ( "Constituição da República romana de 1849") e Umberto Longo ( "1849 - o Legacy"). As intervenções do bibliotecário do Grande Oriente da Itália Bernardino Fioravanti também estão planeadas e do ex-Grão-Mestre Virgílio Gaito .

Entrada gratuita para a reunião.

#freemasonry