top of page

CNPDPCJ Analisa Possibilidade de Novo Estudo sobre Abusos Sexuais na Infância

Portugal - Novo Estudo Sobre Abusos Sexuais na Infância Está em Análise pela CNPDPCJ


A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) está atualmente aa avaliar a possibilidade de realizar um novo estudo abrangente sobre abusos sexuais na infância.


A decisão sobre este assunto ainda não foi tomada, pois a CNPDPCJ está a analisar os dados previamente recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).


Rosário Farhmouse, presidente da CNPDPCJ, afirmou que após uma reunião produtiva com o INE, decidiram dar prioridade a uma análise detalhada dos dados já disponíveis antes de considerar a realização de uma nova investigação.


Esta análise visa aprofundar o entendimento sobre a realidade dos abusos sexuais na infância, em Portugal, incluindo todos os contextos da socialização das crianças.


A possibilidade de um novo estudo surgiu após a divulgação do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica.


Inicialmente, a CNPDPCJ havia anunciado que uma nova investigação estava em curso e seria concluída até o final de 2024. No entanto, Rosário Farmhouse esclareceu que o prazo agora refere-se ao trabalho realizado pelo INE.


Esta decisão destaca a importância de abordar e compreender adequadamente o problema dos abusos sexuais na infância, em Portugal, visando proteger os direitos das crianças e jovens.



bottom of page