BREVE MEDITAÇÃO HERACLÍTICA
top of page

BREVE MEDITAÇÃO HERACLÍTICA

BREVE MEDITAÇÃO HERACLÍTICA


O que Heraclito nos quis dizer resume-se a isto : o Mesmo e o Outro são as duas faces da moeda de cada realidade. Na ordem do tempo, a noite sucede-se ao dia e o dia dá lugar à noite ; mas na ordem da razão, dia e noite são as duas faces de um mesmo tempo.


Encontra-se vulgarizada - e parcialmente distorcida - a célebre citação do banho. Os mais desprevenidos citam-na assim . "ninguém pode banhar-se duas vezes nas mesmas águas do mesmo rio" . Não é errada a citação, mas carece de um maior sentido de discriminação. O que as palavras de Heraclito visam é a aparente dialética dos contrários.


Os contrários aparentes são aqui o Mesmo e o Outro. Por isso, a citação correcta seria esta : "Para quem se banha no MESMO rio, OUTRAS são as águas que por ele correm".


O significado autêntico do famoso fragmento de Heraclito ficará completamente clarificado com o problema humano da identidade. Nós somos idênticos a nós próprios - e nesse sentido somos "o mesmo" - mas também somos permanentemente variáveis - e nesse sentido somos permanentemente "outros".


Com efeito, a nossa MESMA e idêntica personalidade incorpora, nos diferentes momentos do nosso fluir, um sem número de sensações, emoções, volições e determinações que são OUTRAS e variáveis, contribuindo todas elas para que nós sejamos idênticos a nós mesmos.


@A.C.H.

0 comentário
bottom of page