top of page

A MAÇONARIA, O TAICHI CHUAN E OS 7 PRINCÍPIOS DO BUSHIDÔ (CÓDIGO DE HONRA DOS SAMURAIS)

A MAÇONARIA, O TAICHI CHUAN E OS 7 PRINCÍPIOS DO BUSHIDÔ (CÓDIGO DE HONRA DOS SAMURAIS)


Em cerca de quinze anos de maçonaria, apenas "apadrinhei" três candidatos à NAO.’.


Um deles, escolheu logo o NS.’. de “Caminhante”. NS.’. feliz, porque a Maçonaria é apenas um caminho individual, em que o Mestre se torna ele próprio caminho sem fim. Por isso o trabalho maçónico nunca está completo, nunca acaba e o verdadeiro Mestre está sempre em movimento, em construção interior.


Esse meu “afilhado” é mestre de "Tai Chi Chuan", 太極拳 em chinês, código de ética Taoista, que utiliza a meditação conjugada com as artes marciais e medicina tradicional chinesa, que aperfeiçoou durante décadas de permanência em Macau, e se assemelha, em parte, com o “Buschido” (武士道), um código de ética samurai,também conhecido como “o caminho do guerreiro”, de origem japonesa, e que têm, na minha modesta opinião de curioso. pontos comuns com a "Arte Real" .


O próprio "Bushido" tem princípios éticos, tal como a maçonaria tem “landemark’s” para fixar um mínimo de conteúdo ético-filosófico:


義 Gi – Justiça Esta regra diz respeito à integridade. Você deve acreditar que a justiça não é algo que é praticado pelos outros, mas algo que você respeita todos os dias. Deve ser honesto sempre e tomar suas decisões baseadas naquilo que é certo e justo para as pessoas ao seu redor.

勇 Yuu – Coragem Viver é arriscado e perigoso. Ficar escondido não é a melhor maneira de encarar a vida. Você deve se esforçar para viver ao máximo e intensamente. Mas ser corajoso não é ser um idiota. Você deve ter inteligência e cautela por trás de seus actos.

仁 Jin – Compaixão Um samurai treina arduamente para fazer o bem. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.

礼 Rei – Respeito O samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Ele deve ser cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um homem é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como trata os outros os seu redor.

诚 Makoto – Honestidade Mentir é um ato covarde e desonroso. Quando um samurai diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito. Nada vai impedi-lo de cumprir uma promessa.

名誉 Meiyo – Honra O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra: ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo.

忠 Chuu – Lealdade Um samurai é leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel.

Ontem, estando próxima a partida dele para o extremo oriente, almoçámos em Lisboa e ficou de, quando regressar, vir apresentar na minha Loja.'. uma prancha sobre esta temática dos pontos comuns entre estes códigos de ética e artes marciais com a maçonaria.


Marco Aurélio M.’.M.’. Em Viagem


#MAÇONARIA #TAICHI #CHUAN #BUSHIDÔ #CÓDIGO #HONRA #SAMURAIS

0 comentário
bottom of page