TRATADO DE AMIZADE | Grande Loja de Santa Catarina | Grande Oriente do Brasil

TRATADO DE AMIZADE

Grande Loja de Santa Catarina

Grande Oriente do Brasil

No dia 30 de março de 2019, na cidade de São Paulo, foi assinado o Tratado de Amizade e Mútuo Reconhecimento que oficializou as relações fraternas e amistosas entre a Grande Loja de Santa Catarina e Grande Oriente do Brasil – Geral. A assinatura desse documento deu-se durante reunião formal com a participação de outras Potências Regulares brasileiras, que propunham o mesmo intento junto ao Grande Oriente do Brasil: resolver, estabelecer e assinar Tratados de Amizade. Estavam presentes, além de expressivo número de Irmãos da Alta Administração do GOB, de seus confederados, representantes da sua Poderosa Assembleia Legislativa e do seu Poder Judiciário, representantes das seguintes Potências: pela CMSB: Grande Loja de Santa Catarina e Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão; pela COMAB: os Grandes Orientes Independentes dos Estados: Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo. O acordo firmado entre as partes deixa claro o respeito às características de cada Obediência e à Soberania irrestrita sobre suas Jurisdições territoriais, sobre suas Lojas e seus respectivos membros.

Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Ir\Flávio Rogério Pereira Graff, no ato representou, também, o Eminente Secretário Geral da CMSB, Ir\ Jordão Abreu da Silva Júnior.

Da esquerda para a direita: Os IIr\ Orlando de Oliveira Reis, M\R\ Grande Secretário de Relações Exteriores da MRGLSC; Flávio Rogério Pereira Graff, Sereníssimo Grão-Mestre da MRGLSC; Adalberto Aluízio Eyng, Eminente Grão-Mestre do GOB-SC; Múcio Bonifácio Guimarães, Soberano Grão-Mestre Geral do GOB; Rubens Ricardo Franz, Sereníssimo Grão-Mestre do GOSC e Clayton Ghiggi, M\R\ Grande Secretário de Relações Exteriores do GOSC, signatários dos Tratados firmados naquela ocasião pelo GOB e as Potências Regulares de Santa Catarina.

O Sereníssimo Grão-Mestre da MRGLSC, Ir\ Flávio Rogério Pereira Graff, usou da palavra para exaltar o importante momento que a Maçonaria brasileira estar atravessando, o que vem justificar a citação maçônica: “...o orvalho do Hermon descendo sobre a barba de Aarão...” Fez referência a outras datas importantes que marcaram a história da Maçonaria no Brasil, a exemplo de 17 de junho de 1822, quando foi fundado do GOB, primeira Potência em solo brasileiro; 20 de agosto 1822, quando realizou-se a histórica Sessão conjunta de 3 lojas que assumiram a liderança do movimento que proclamou a Independência do Brasil e, por fim, os Cismas de 1927 e 1973, quando ocorreram desdobramentos da Maçonaria brasileira que fizeram surgir novos segmentos que tinham por objetivo ampliar a ação maçônica no País. Hoje é uma dessas datas que ficará para a história da nossa Ordem, diz o Grão-Mestre Flávio, quando as Altas Administrações de integrantes do GOB, da CMSB e da COMAB, sem descuidar-se da soberania e autonomia das partes, promovem a assinatura de Tratados de Amizade entre suas confederadas, visando unir esses três segmentos da Maçonaria Regular brasileira o que, de outra forma, continuaria dividido. Na sequência o Grão-Mestre Flávio(GLSC) exalta os trabalhos dos Grão-Mestres Adalberto Aluízio (GOB SC) e Rubens Franz (GOSC), realizados em Santa Catarina, que recebeu o irrestrito apoio do Grão-Mestre Geral do GOB, Ir Múcio Bonifácio; disse que em Santa Catarina essa união já está consolidada com a partilha de projetos comuns como a Fundação Hermon voltada às causas educacionais; a Rede SOMAR envolvida com as causas sociais; irrestrito apoio aos jovens (De Molays e Filhas de Jó); sessões compartilhadas pelas 3 Potências; templos edificados em conjunto, dentre tantas outras partilhas. E finalizou citando o Feixe de Isopo, após 2.500 anos, para reiterar que a união hoje selada nos fará mais fortes. Após suas palavras o Grão-Mestre Flávio foi entusiasticamente saudado com vibrante salva de palmas, estando todos de pé. Salve a Maçonaria brasileira!