"Silêncio e Virtude". Mais um livro do Professor Doutor António Ventur
top of page

"Silêncio e Virtude". Mais um livro do Professor Doutor António Ventura

O Professor Doutor António Ventura apresenta-nos este fascinante livro. A

SINOPSE


A presença das mulheres na Maçonaria Portuguesa desde o início do século XIX e as dificuldades de constituição de Lojas femininas.

Este livro reconstitui os debates e as polémicas em torno desta problemática, por vezes de grande dureza, em especial durante a I República, onde se confrontavam opiniões contraditórias dos defensores da presença das mulheres em igualdade absoluta com os homens, dos adversários da sua iniciação maçónica e dos que as admitiam, mas somente no Rito de Adoção, numa situação de subalternidade em relação às Lojas masculinas. No fundo, as clivagens tinham e têm a sua origem numa questão de perspetiva: manter uma posição de fidelidade literal em relação aos textos fundadores da Maçonaria, ou considerá-los no contexto em que surgiram, não podendo acompanhar, como é óbvio, o progresso civilizacional, cultural e a mudança de mentalidades. Ao mesmo tempo, esta obra revela numerosos documentos inéditos e recupera biografias de dezenas de mulheres - e também de homens que as apoiaram - cujo nome não ficou na História, mas que tiveram um papel pioneiro, permanecendo no esquecimento, eclipsadas por três ou quatro figuras de primeira grandeza.


O Autor:


António Ventura nasceu em Portalegre em 1953. Professor Catedrático de nomeação definitiva do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa. Director da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa. Director do Centro de História da Universidade de Lisboa. Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História. Da sua bibliografia destaca-se O Imaginário Seareiro. Ilustradores e Ilustrações da revista «Seara Nova» (1990); José Régio - Correspondência (1994); António Sérgio e José Régio - Um Convívio Epistolar (1994); Entre a República e a Acracia. O Pensamento e a Acção de Emílio Costa (1994); José Frederico Laranjo (1997); A Carbonária em Portugal (1999); Anarquistas, Republicanos e Socialistas: as Convergências Possíveis (1892-1919) (2000); José Régio e a Política (2000 e 2003); Memórias da Resistência. Literatura Autobiográfica da Resistência ao Estado Novo (2001); A Carbonária em Portugal (2004, 2.ª edição revista); A Guerra das Laranjas (2004); colaboração na História de Portugal (Ediclube, 1993, dir. de João Medina); Portugal e a Grande Guerra (Editorial Notícias, 2003) e na Nova História Militar de Portugal (Círculo de Leitores, 2003). Colaborou em: Colóquio Letras, Revista de História das Ideias, Revista da Faculdade de Letras, Revista da Biblioteca Nacional, Fórum, Gil Vicente, CLIO, Revista de Estudios Extremeños, História e Lusitania Sacra.

bottom of page