top of page

Segurança Reforçada: Grande Loja de França Responde ao Contexto Atual

Segurança Reforçada e Precauções: Grande Loja de França Responde ao Contexto Atual.


Um comunicado solene foi transmitido aos Irmãos da Grande Loja de França, e pretendemos partilhar convosco um excerto significativo deste texto, impregnado de reflexão e profundidade maçónica.


Segurança Maçónica Reforçada: Precaução e Vigilância no Presente


A Grande Loja de França anunciou medidas de segurança reforçadas para as suas atividades internas, incluindo jubileus, aniversários das lojas, História, comissões e reuniões, que prosseguirão normalmente.


Solicitaram fortemente aos Irmãos Maçons a exercerem uma vigilância cuidadosa na gestão das palavras semestrais e dos documentos maçónicos fornecidos, a fim de preservar a integridade das suas atividades.


[...]


"Após o ataque terrorista ocorrido em Arras a 13 de outubro de 2023, a Primeira-Ministra, Madame Élisabeth Borne, decidiu elevar o nível de alerta do plano Vigilante para "Emergência de Ataque" em todo o território nacional.


A Circular Geral n.º 9 "Alerta de Segurança" foi enviada a 14 de outubro para o informar deste estado de alerta e para o sensibilizar para as precauções e práticas a adotar.


Depois de refletir sobre o contexto geopolítico mundial, o crescente nível de alerta associado ao ataque perpetrado numa escola em Arras e às ameaças de ataques terroristas que pairam sobre o nosso país, decidi adiar todos os eventos abertos ao público que deveriam ter lugar nas instalações da Grande Loja de França até novo aviso.


É óbvio que temos de garantir a segurança do público e dos Irmãos e que temos de demonstrar uma extrema vigilância neste período em que a violência e a tensão estão a aumentar. Algumas reações e comentários deixados nas nossas redes sociais após a publicação de comunicados que enviei à imprensa demonstram que temos de ser cautelosos.


Por todas estas razões, convido, portanto, os Veneráveis Mestres que deveriam organizar eventos abertos ao público nas nossas instalações a contactar os seus Irmãos Inspetores e os Assistentes dos Grão-Mestres das suas regiões para adiá-los para uma data posterior.


Claro que o mesmo se aplica aos eventos da Grande Loja de França, incluindo as conferências públicas "Condorcet-Brossolette" e "Desafios e Perspetivas" que deveriam começar em novembro.


Além disso, como já disse, esta decisão só afeta os eventos que deveriam ocorrer nas nossas instalações, mas para aqueles que ocorrem em salas ou locais externos à Grande Loja de França, será necessário obter a aprovação do serviço de segurança, que irá avaliar se as condições estão reunidas para não correrem riscos.


Estou consciente de que adiar estes eventos vai contra a dinâmica de abertura ao público que implementamos após a epidemia de COVID-19, mas sei que posso contar com a vossa compreensão e empenho nas medidas tomadas para o bem e segurança de todos."

1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Oct 18, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Correto!

Like
bottom of page