top of page

Quem é Ali Bongo, o atual presidente do Gabão?

Ali Bongo, presidente do Gabão e membro da Maçonaria, tem sido alvo de especulações e críticas em relação à sua posição na ordem, enquanto lidera o país em iniciativas de desenvolvimento económico e conservação ambiental.


Ali Bongo é um político gabonês que ocupa atualmente o cargo de presidente da República do Gabão.


Ele assumiu o posto em outubro de 2009, após a morte do seu pai, Omar Bongo, que governou o país durante 41 anos.


Nascido em Brazzaville, na República do Congo, em 1959, Ali Bongo estudou nos Estados Unidos, onde se formou em ciências políticas e em administração pública pela Universidade Americana, em Washington D.C. Também estudou na França, onde obteve um mestrado em direito internacional.


Antes de se tornar presidente, Ali Bongo ocupou vários cargos no governo gabonês, incluindo o de ministro da Defesa e ministro das Relações Exteriores. Também atuou como representante permanente do Gabão nas Nações Unidas em Nova Iorque.


Durante a sua presidência, Ali Bongo tem-se concentrado no desenvolvimento económico, educação e saúde.


Lançou vários programas para melhorar a infraestrutura do país e atrair investimentos estrangeiros. No entanto, a sua gestão tem sido criticada por algumas organizações de direitos humanos, que acusam o governo gabonês de violações dos direitos humanos e corrupção.


Ali Bongo também é conhecido por ser um defensor da conservação ambiental.


O Gabão é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando uma grande variedade de espécies animais e vegetais, incluindo gorilas, elefantes e baleias.


Ali Bongo tem trabalhado para proteger essas espécies e os seus habitats, criando várias áreas protegidas e promovendo práticas sustentáveis de uso da terra.


Em 2018, Ali Bongo sofreu um derrame cerebral e ficou fora do país por vários meses para receber tratamento médico.


A sua saúde tem sido objeto de especulação desde então, com alguns opositores questionando a sua capacidade de governar o país. No entanto, Ali Bongo tem mantido a sua posição de liderança e continua a liderar o Gabão até ao momento.


0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page