Polémica Envolvendo Membro da Maçonaria Revela Projeto Político para Portugal e Europa
top of page

Polémica Envolvendo Membro da Maçonaria Revela Projeto Político para Portugal e Europa

Loja Maçónica com Ligação às Secretas Planeia Estratégia de Federalismo Europeu.


Neiva da Cruz, envolvido recentemente em polémica por ter dado a ordem para recuperar o computador do adjunto do ministro João Galamba, é um membro ativo da maçonaria e faz parte da loja "Europa Jean Monet, nº 576", uma das mais influentes na ligação entre maçons e elementos das secretas.


A loja tem em curso um projeto político para Portugal e para a Europa, procurando promover o Federalismo Europeu como uma forma de enfrentar os extremismos e populismos que ameaçam a liberdade e a democracia, segundo revelou o gestor Paulo Nora, líder da loja, numa entrevista à CNN Portugal.


O grupo, composto por 33 elementos, incluindo o diretor do SIS (Serviços de Informações de Segurança), Adélio Neiva da Cruz, reúne-se às sextas-feiras de 15 em 15 dias, alternando entre os templos maçónicos do Palácio do GOL, onde realizam rituais e debatem temas esotéricos, e encontros discretos em hotéis, onde discutem assuntos mais políticos e internacionais.


Entre os membros da loja, além de Neiva da Cruz, há outros elementos ligados às secretas, como Manuel Esperança, ex-operacional do SIED, e militares como Luís Pinto.


Fontes maçónicas apontam ainda que alguns 'irmãos' colaboram com os serviços secretos de Angola e dos Estados Unidos.


Jorge Seguro Sanches, o socialista que dirigiu a comissão parlamentar de inquérito à TAP, também já esteve presente em iniciativas da Loja Europa, que tem como uma das suas preocupações discutir e refletir sobre a importância de adotar o federalismo europeu, abordando áreas como a Saúde, a pena de morte e o humanismo.


A loja pretende, ainda neste mês de junho, aprovar um documento com a estratégia a seguir, que inclui a criação de um exército europeu e de um sistema de informações europeu.


O líder da loja, Paulo Nora, conhecido na maçonaria como "venerável", afirmou que estão a considerar diferentes opções para divulgar o projeto, incluindo entregá-lo aos partidos políticos, criar um movimento em defesa da Europa ou publicá-lo em formato de livro.


Este projeto político da Loja Europa Jean Monet promete gerar debates e reflexões sobre o futuro da Europa, envolvendo espiões, políticos, militares e gestores, enquanto busca construir uma visão para o continente com foco na unidade e cooperação entre as nações.


bottom of page