O Tratado de Verdun e sua importância na formação da Europa moderna
top of page

O Tratado de Verdun e sua importância na formação da Europa moderna

Contexto histórico: morte de Luís, o Piedoso, último imperador franco da dinastia carolíngia.


Divisão do Império Carolíngio em três partes: Francia Orientalis (Alemanha), Francia Media (França, Países Baixos e Bélgica) e Francia Occidentalis (França Ocidental)


Em 843, após a morte de Luís, o Piedoso, o último imperador franco da dinastia carolíngia, foi firmado o Tratado de Verdun, um acordo histórico que estabeleceu a divisão do Império Carolíngio em três partes, cada uma governada por um dos filhos de Luís.


A Francia Orientalis, também conhecida como Alemanha, ficou sob o domínio de Luís, o Germânico; a Francia Media, que incluía a atual França, Países Baixos e Bélgica, foi governada por Lotário I; e a Francia Occidentalis, que abrangia a atual França Ocidental, ficou sob o domínio de Carlos, o Calvo.


Este acordo, considerado um dos mais importantes da história da Europa, definiu as bases para a formação dos países modernos.


Importância histórica do Tratado de Verdun: definição das bases para a formação dos países modernos.


A divisão do Império Carolíngio pôs fim ao sonho de uma Europa unida sob o domínio de uma única potência. Além disso, teve um grande impacto na cultura e na língua dos países envolvidos.


A divisão das terras carolíngias levou ao desenvolvimento de diferentes dialetos do latim vulgar, que mais tarde se tornaram as línguas românicas.


A língua francesa, por exemplo, evoluiu a partir do latim vulgar falado na Francia Occidentalis.


O Tratado de Verdun também teve consequências políticas significativas.


A divisão das terras carolíngias levou à formação de estados independentes que se desenvolveram separadamente. Isso levou a uma série de guerras e conflitos entre esses estados, que duraram séculos e tiveram um impacto significativo na história europeia.


Apesar das consequências negativas, o Tratado de Verdun é considerado um marco histórico importante, pois ajudou a moldar a Europa moderna.


Ele estabeleceu as bases para a formação de estados nacionais independentes, que mais tarde se tornaram as potências mundiais que conhecemos hoje.


As consequências desse acordo histórico foram profundas e duradouras, tornando-o um dos mais importantes eventos da história europeia.


Fontes:


• Collins, R. Tratado de Verdun. Encyclopedia Britannica. Disponível em:. Acesso em: 23 mar. 2023.

• Riche, P. The Carolingians: A Family Who Forged Europe. University of Pennsylvania Press, 1993.

• Nelson, J. L. The Frankish World, 750-900. Continuum, 2001.


bottom of page