top of page

O Debate Sem Precedentes: Admissão de Mulheres na Maçonaria do Grande Oriente Lusitano

Uma Nova Era na Maçonaria Portuguesa: A Admissão de Mulheres no Grande Oriente Lusitano


No dia 13 de junho de 2022, um marco significativo na história do Grande Oriente Lusitano (GOL) ocorreu quando o Grão-Mestre, Fernando Cabecinha, acabou de emitir uma "prancha" que vai desencadear um debate sem precedentes. Ou, a "não resposta" às perguntas formuladas, o que pode ser atribuído à falta de respostas claras para as questões mal e erradamente colocadas.


Pela primeira vez, o GOL pode vir a abrir as portas para uma discussão alargada sobre a possibilidade de admitir mulheres nas lojas maçónicas, convidando todas as lojas a expressarem os seus pontos de vista até ao dia 31 de outubro do mesmo ano.

Neste documento histórico, uma série de perguntas foram colocadas à consideração dos maçons: "De acordo com os nossos princípios e valores, será que o GOL precisa de considerar a admissão de mulheres nas suas fileiras?"; "Considerando a existência de lojas femininas (Grande Loja Feminina de Portugal) e lojas mistas (Federação Portuguesa da Ordem Maçónica Mista Internacional 'O Direito Humano'), será necessário admitir mulheres?"; "Como lidaremos com o direito de visitação se as lojas optarem por se constituírem como exclusivamente masculinas ou femininas?"; "Deverá o GOL tornar-se uma federação de lojas de diversos géneros, incluindo lojas mistas?".

Este documento do Grão-Mestre abriu uma porta para uma reflexão profunda e discussão acerca da evolução e da inclusão na Maçonaria de mulheres no GOL, um momento notável que está destinado a ter um impacto duradouro na orientação futura do Grande Oriente Lusitano.


A própria pergunta está formulada de forma muito curiosa: [...]. " [...] será que o GOL precisa de [...]."


A frase original, "...será que o GOL precisa de...", de fato, parece uma construção um pouco estranha, pois a utilização de "será que" pode introduzir uma certa ambiguidade ou incerteza na pergunta.


Se assim é, qual é o propósito da presença de mulheres e homens já paramentados, vestidos a rigor, dentro de um Templo maçónico?



bottom of page