top of page

Mistérios e Curiosidades Sobre a Torre Eiffel - Desvendando Mitos Maçónicos

À Procura de Significados Maçónicos na Cidade das Luzes.


Na cidade de Paris, conhecida como a Cidade das Luzes, existem lendas urbanas persistentes que associam elementos arquitetónicos e monumentos notáveis à maçonaria.


Uma dessas lendas urbanas sugere que a Torre Eiffel, um dos ícones mais reconhecidos da cidade, teria ligações maçónicas.


No entanto, os especialistas afirmam categoricamente que não existem provas de que Gustave Eiffel, o engenheiro por trás da torre, tenha sido maçon.


Esta tendência de atribuir significados maçónicos a diversos marcos arquitetónicos é comum na cena esotérica, abrangendo desde a Igreja da Madeleine até à Assembleia Nacional.


Este fenómeno curioso, muitas vezes alimentado por teorias da conspiração, baseia-se na interpretação de símbolos e de formas geométricas, como o triângulo.


Os maçons autênticos reagem com ceticismo a essas afirmações, considerando-as fantasiosas.


Argumentam que a presença de frontões triangulares em edifícios não é necessariamente uma indicação de influência maçónica.


Apesar disso, Paris reserva algumas curiosidades maçónicas genuínas.


Por exemplo, no XVIº arrondissement, na Place des États-Unis, encontra-se uma estátua que representa Lafayette e George Washington apertando as mãos de forma distintamente maçónica.


Aqueles que desejam aprofundar a sua compreensão da simbologia maçónica podem também explorar a Place de la Nation.


É considerado um dos locais mais ricos em simbolismo maçónico na capital francesa, com a monumental escultura do "Triunfo da Liberdade", repleta de referências e alusões à tradição maçónica.

Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
bottom of page