Maçonaria: - SUCESSO DA ESTREIA DO CICLO DE CONFERÊNCIAS 'ONLINE' DA GLSE
top of page

Maçonismo: - SUCESSO DA ESTREIA DO CICLO DE CONFERÊNCIAS 'ONLINE' DA GLSE

Maçonaria: - SUCESSO DA ESTREIA DO CICLO DE CONFERÊNCIAS 'ONLINE' DA GLSE


"O Grande Mestre da GLSE, Xavier Molina, obteve um sucesso ressonante na primeira conferência telemática (via Skype) do ciclo que organizou a Grande Loja para continuar com os trabalhos maçónicos, mesmo que tenham sido a partir de casa, enquanto dura o confinamento provocado pelo Covid-19.


Mais de 200 irmãos e irmãs da GLSE, moradores em toda a Espanha, na França e até na Escandinávia se conectaram para ouvir o Grão-Mestre. Este, das 18:00 às quase 20:00 de quinta-feira, 16 de abril, falou sobre o desafio que pressupõe para a Maçonaria integrar a geração dos "millennials": os jovens que chegaram ao mundo a partir dos anos 80, e que nasceram e cresceram com total conexão à Internet e às redes sociais, e que mostram altos valores sociais e éticos.


Molina ofereceu, além disso, uma grande quantidade de dados sobre o crescimento paulatino da Grande Loja Simbólica Espanhola, a sua média de idade, a sua proporção entre homens e mulheres (cada vez mais equilibrada) e sobre a sua incidência na sociedade obrigado, precisamente, aos avanços tecnológicos na comunicação.

O debate após as palavras do Grão-Mestre durou mais de metade do tempo total do encontro. Os irmãos e irmãs mostraram um vivo interesse pelo papel das mulheres na Grande Loja, pelo rejuvenescimento das oficinas e pelo evidente crescimento destas, tanto no seu número como no de irmãos e irmãs. O debate foi encerrado mesmo a tempo para que todos pudessem participar, cada qual onde estivesse, no aplauso diário para os profissionais da saúde.

A próxima conferência será, também via Skype, na próxima quinta-feira, 23 de abril, às 18:00. Haverá uma pequena palestra do professor e senador Santiago Castellà Surribas, e o título é: "Maçonaria e a construção europeia".


Tendo em conta o sucesso desta primeira convocatória, que provocou alguns desajustes na conexão, a GLSE está fazendo o possível para aumentar a qualidade do sinal e acima de tudo o número dos participantes, abrindo a convocação para mais pessoas.



0 comentário
bottom of page