Ideias para crescimento espiritual | Vaierá (Bereshit 18-22), de Rav Max Weiman
top of page

Ideias para crescimento espiritual | Vaierá (Bereshit 18-22), de Rav Max Weiman

Cinco maneiras de ver além | Vaierá (Bereshit 18-22), de Rav Max Weiman

Ideias para crescimento espiritual.


Em Bereshit 18: 1, D'us fala com Abraão. Mas quando três estranhos se aproximam, Abraão deixa a presença de D'us para oferecer ajuda. Como é possível que Abraão tenha se afastado de D'us? Para Abraão, não existe "abandonar a presença de D'us", uma vez que o Infinito permeia toda a existência. Deixar D'us é impossível, como Adão descobriu quando tentou se esconder de D'us e Iona quando tentou fugir dEle. A essência da vida é escolher como se juntar a D'us em todos os momentos. Abraão estava se comunicando com D'us, mas quando ele teve a oportunidade de imitá-lo, ele viu uma maneira mais alta de se conectar com Ele, ainda mais do que através da comunicação direta. Não se deixe enganar pelo superficial. Não esqueça que o Infinito está por trás de todas as experiências e ações.


FESTIVIDADES PERSPECTIVAS

Em Bereshit 18: 6, Abraão diz a Sara que se apresse e prepare alimentos para estranhos. Um Midrash ensina que isso aconteceu em Pessach e que o que Abraão disse a Sará era que ele não permitiria que a massa aumentasse. Um comentário semelhante ensina que também foi Pessach quando Lot preparou matzá para os estrangeiros que o visitaram (Bereshit 19: 3). Como é possível sugerir que um feriado comemorativo do Êxodo do Egito (um evento histórico que ocorreu centenas de anos depois) foi comemorado por personagens bíblicos que o precederam? Os sábios dizem que todo feriado mencionado pela Torá tem uma realidade espiritual, um impacto mais profundo em nossa alma que não está relacionado ao evento em si, mas faz parte da constituição espiritual do universo. Portanto, quer eles soubessem ou não dos eventos históricos subsequentes, nossos patriarcas comemoravam o impacto espiritual de todas as festividades.


EMULE, NÃO IMITE

Abraão fez bondade com estranhos. Lot, que aprendeu com ele, fez uma gentileza semelhante. Abraão era um homem muito santo que se tornou o patriarca da nação de Israel, enquanto Lot mal escapou de Sodoma, cometeu incesto com suas filhas e desapareceu na escuridão. Por que Lot não alcançou a grandeza, como Abraão? Aparentemente, Lot apenas aprendeu os aspectos superficiais do serviço divino de Abraão. Lot viu o bem e o imitou, mas não entendeu que a essência da abordagem de Abraão era se juntar ao Infinito. Lot viu os aspectos externos da justiça, mas não entendeu o trabalho interior que a verdadeira espiritualidade requer.


ITZCHAK VS. ISHMAEL

Há também o caso de Yitzchak e Ishmael. Ambos eram filhos de Abraão, um homem santo. Ambos viveram com ele e aprenderam com ele. O Brit Mila, o pacto da circuncisão, ainda é feito pelos descendentes dos dois filhos de Abraão. No entanto, o brit olam, o pacto da nação de Israel, estava apenas com Yitzchak. Ismael foi abençoado com riqueza e poder, mas a aliança judaica eterna passou de Abraão apenas para Yitzchak. Qual é a diferença? Yitzchak emulou Abraão e continuou o relacionamento com D'us, baseando-se nos fundamentos que Abraão lançou. Para estabelecer uma continuidade da filosofia de vida expressa por Abraão, é necessária uma energia especial.


PROBLEMA OU ENSAIO DIVINO

Os Sábios ensinam que os ingredientes essenciais do caráter de Abraão foram desenvolvidos através de dez provações Divinas. Abraão precisava desses testes para desenvolver seu potencial espiritual. Para uma pessoa menos elevada, esses testes pareceriam simplesmente problemas a serem evitados. Coisas que são eliminadas com uma pílula ou sobre as quais é necessária ajuda psicológica para aliviar a culpa. Nossos desafios e dificuldades não são casuais. Eles são projetados com grande precisão. Toda prova Divina tem três aspectos importantes: a) um desafio, b) um ensino e c) uma oportunidade. Abraão não só conseguiu vencer com êxito todas as suas provações, mas também viu neles o profundo benefício que eles lhe deram.

Exercício espiritual:


Durante a próxima semana, reconheça um desafio em particular e analise-o. Qual é o desafio? Qual é o ensino que você deve aprender com ele? Qual é a oportunidade para o crescimento espiritual?


Fonte: Aish Latino



0 comentário
bottom of page