top of page

História da Maçonaria em Chaves: Fundação, Perseguição e Retorno

História da Maçonaria em Chaves: Fundação, Perseguição e Retorno.


A fundação da primeira Loja Maçónica em Chaves.


A história da Maçonaria em Chaves remonta ao final do século XIX, quando foram fundadas as primeiras Lojas Maçónicas na cidade.


A primeira Loja Maçónica em Chaves foi a "Caridade e Perseverança", fundada em 1897.


Outras Lojas Maçónicas em Chaves.


Posteriormente, outras Lojas Maçónicas foram fundadas, como a "União Flaviense" em 1903, a "Estrela do Norte" em 1911, e a "Luís de Camões" em 1927.


A importância da Maçonaria na sociedade local.


A presença da Maçonaria em Chaves foi importante na cidade, uma vez que os seus membros eram influentes na sociedade local, ocupando posições de destaque em áreas como a política, a cultura e o comércio.


A perseguição durante a ditadura em Portugal.


Durante o período da ditadura em Portugal (1926-1974), a Maçonaria em Chaves, assim como em todo o país, foi duramente reprimida pelo regime.


As Lojas Maçónicas foram fechadas e muitos maçons foram presos e perseguidos.


Com a chegada da democracia a Portugal, a Maçonaria voltou a estabelecer-se em Chaves e em todo o país. Atualmente, existem várias Lojas Maçónicas em Chaves, pertencentes a diferentes obediências maçónicas.


Os princípios da Maçonaria em Chaves.


A Maçonaria em Chaves continua a ter uma presença discreta na cidade, com as suas atividades reservadas exclusivamente para os seus membros.


A organização segue os princípios da Maçonaria universal, procurando o aperfeiçoamento pessoal, moral e espiritual, e trabalhando para promover valores como a fraternidade, a caridade e a tolerância.


Bibliografia:


  • "História da Maçonaria em Portugal" de Rui Bandeira (Ed. Gradiva, 2007)

  • "Dicionário de Maçonaria" de João José Vaz (Ed. Temas e Debates, 2006)

  • "A Maçonaria em Portugal" de Luís Krus (Ed. Sílabo, 2013)

  • "Memórias Históricas do Concelho de Chaves" de António Tavares Torres (Ed. Câmara Municipal de Chaves, 1993)

bottom of page