Gustave na Maçonaria: Desvendando Enigmas e Quebrando Códigos Discretos
top of page

Gustave na Maçonaria: Desvendando Enigmas e Quebrando Códigos Discretos

Revelações Discretas: O Percurso do Gustave na Maçonaria.

Independentemente de aderirem a uma teoria completa; a ideia de que o homem nunca tenha pisado na Lua, às correntes de trabalho ou, talvez, até mesmo à maçonaria, meus caros leitores, cerca de um adulto em 200 ao vosso redor é maçon.

Mas por que razão certas figuras como George Washington, Gérard Collomb, Manuel Valls ou até mesmo Mozart faziam parte deste círculo discreto?

Bem, obviamente, tudo isso acontecerá com o nosso favorito, o Gustave. Não é verdade? Bem, hoje não deverá acontecer nada de grave, é o que vamos ver, claro.

Porque há muitos mistérios, muitas crenças em torno da maçonaria, e vamos tentar distinguir o verdadeiro do falso, os sacrifícios humanos, ou até, os répteis.

Bem, vamos ver em breve se vai até esse ponto, porque será que a maçonaria é o que parece ser, uma seita?


Gustave conseguirá manipular os cordões na sombra sobre coisas ilegais, ou terá uma vida bastante normal?


Apenas partilhamos interesses e, na sua maioria, acham que a vida dele será normal?


Bem, estarão certos ou completamente enganados? Veremos isso imediatamente.

O que é ser maçon?

Bem, já faz algum tempo que Gustave está aborrecido em casa, ele está a pensar bastante, tem vontade de fazer algo da sua vida além de ser um cobaia, claro.

E ele quer partilhar as suas ideias com pessoas, passar tempo com pessoas que têm a mesma visão das coisas que ele. Porque o senhor tornou-se intelectual agora.

Então, ouça, nunca é tarde para este programa, hein? E é preciso parar de pensar que Gustave é burro, ele é diferente.


Gustave, sim, ele não acredita necessariamente em Deus, não quer comprometer-se com um partido político depois de fazer pesquisas.


Bem, ele pensa que juntar-se à maçonaria e seria a coisa mais marcante e lógica que lhe resta a fazer. Mas ele conhece maçons que o podem ajudar a entrar? De maneira nenhuma.

E para desfazer uma ideia recebida, não se entra na maçonaria exclusivamente por cooptação.


Não basta ter um amigo que o fez? Em resumo, vulgarmente, não é preciso ser recomendado por alguém, nem mesmo ser favorecido ou algo do género, apenas Gustave.

Ele senta-se à sua secretária e vai redigir uma carta de motivação para explicar por que quer juntar-se a uma loja maçónica.


A loja seria em Lyon e, na verdade, é uma loja geral.

É uma pequena associação local, certo? É como quando se quer juntar à igreja do bairro, mais ou menos, então ele faz o seu pedido e vai esperar semanas.

Uma das regras na França, bem, é a paciência, por isso Gustave está a ser posto à prova, mas após alguns meses, receberá notícias de que passou na primeira etapa e que agora, três pessoas da loja vão falar com ele.


Estas pessoas farão muitas perguntas sobre vários assuntos para conhecerem as suas verdadeiras motivações.

Mas também, querem saber se o candidato é monárquico, se não tem uma inclinação para um extremo ou alguma desvio, o que significa que, globalmente, os valores deles também devem estar alinhados com os da República, ou seja, liberdade, igualdade, fraternidade e democracia.


Por enquanto, parece estar tudo bem, não parece muito uma seita. Vamos ver a continuação.

Aliás, em relação à religião, não há barreiras, não é incompatível, quer se seja cristão, judeu, muçulmano ou mesmo ateu, pode-se ser maçon.

Depende das lojas. Mas, para a loja de Gustave em Lyon, sem problema.

Bem, há uma segunda fase em que Gustave é convidado a conhecer todos os membros da loja para que cada um possa dar a sua opinião.

Mas não se preocupe, é benevolente, não é uma sessão de assédio onde o vão pôr a nu, embora, na maçonaria, não seja raro revelar alguns segredos.

Tudo isto para dizer que Gustave passou por esta etapa com sucesso e agora é a vez dele dar a sua opinião sobre a loja.


Ele gosta, sente-se bem, partilha ideias e, assim, aceita o convite para se juntar à maçonaria, até certo ponto.

E então, Gustave recebe uma grande reunião de iniciação, onde finalmente descobrirá todos os segredos bem guardados dos maçons. Ou talvez não.


Não vamos revelar tudo hoje, mas ele juntou-se à fraternidade maçónica. Quanto ao resto, falaremos num próximo episódio.

bottom of page