top of page

Grande Loja Nacional Portuguesa: Compromisso com a Maçonaria Regular e Tradicional | Prancha do Grão-Mestre


Com grande satisfação, apresentamos a mensagem inspiradora do XV Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa.


Nesta comunicação, o Muito Respeitável Grão-Mestre, Nuno Tinoco, destaca o compromisso com a Maçonaria, a Sabedoria e a Fraternidade.


O Grão-Mestre enfatiza a importância de preservar tradições e valores, ao mesmo tempo que abraça o futuro com a mente aberta e o coração generoso.

A Grande Loja Nacional Portuguesa é uma Obediência Maçónica que valoriza a tradição, a ética e o compromisso com um mundo melhor.
Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa

GLNP – 29JUN2024

 

Em 09 de Março de 2000, um grupo de lojas e os seus respectivos Obreiros fundaram a Grande Loja Nacional Portuguesa, sendo actualmente uma das principais Obediências Maçónicas em Portugal.


A nossa Instituição, caracterizada pelo seu compromisso com a Maçonaria Regular e Tradicional, tem um papel significativo na preservação e promoção dos princípios Maçónicos.


A prática Maçónica na Grande Loja Nacional Portuguesa é fortemente influenciada pela Constituição de Anderson de 1723 e pelos Landmarks que estabelecem os padrões e tradições da Maçonaria, trabalhando assim nos três primeiros graus simbólicos do Rito Escocês Antigo e Aceite, nomeadamente Aprendiz, Companheiro e Mestre.


Os rituais e cerimónias são realizados com rigor e precisão, seguindo os usos e costumes Regulares e Tradicionais da Maçonaria.


As Sessões Maçónicas são caracterizadas pela presença das Três Grandes Luzes da Maçonaria: a Bíblia, o Esquadro e o Compasso.


É importante destacar que, apesar da Bíblia ser usada nos rituais, a GLNP permite a presença de outros volumes da lei sagrada para Obreiros de diferentes religiões, simbolizando a universalidade e o respeito pela diversidade religiosa dentro da Ordem.


A Grande Loja Nacional Portuguesa é também bastante activa no cenário Maçónico Internacional, sendo membro de pleno direito da Confederação Internacional das Grandes Lojas Unidas.


Este Organismo promove a unidade e a cooperação entre as diferentes Obediências Maçónicas mundiais que praticam o Rito Escocês Antigo e Aceite, reflectindo um espírito de corporativismo semelhante ao da Organização das Nações Unidas.


A Grande Loja Nacional Portuguesa tem como um dos seus principais objectivos a promoção do crescimento pessoal e espiritual dos seus Obreiros, bem como o serviço à comunidade e à humanidade.

 

A Ordem incentiva a prática de altos padrões de moralidade, justiça e fraternidade entre os seus Membros, além disso a Grande Loja Nacional Portuguesa participa em diversas actividades filantrópicas e iniciativas sociais, visando contribuir para o bem-estar da sociedade em geral.


A Grande Loja Nacional Portuguesa / Grande Loja dos Antigos Livres e Aceites Maçons de Portugal representa um pilar importante da Maçonaria Regular e Tradicional no panorama Nacional.


Com uma história rica em desafios e realizações, a Grande Loja Nacional Portuguesa continua a ser uma Instituição dedicada à preservação dos valores Maçónicos e à promoção do progresso moral e espiritual dos seus Membros.


Através de uma liderança comprometida e de uma adesão rigorosa aos princípios Tradicionais, mantém a sua isenção, relevância e influência tanto a nível Nacional quanto Internacional, com um olhar esperançoso para o futuro.

 

Assim disse,

 

 

Lisboa, 29 de Junho de 6024 (e.’. m.’.)

 


(Nuno Tinoco Ferreira)


 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page