Grande Oriente Lusitano suspende maçon por violação de sigilo
- Redação My Fraternity

- 3 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de out.
Grão-mestre decreta suspensão após divulgação não autorizada de dados de duas candidatas.
O Grande Oriente Lusitano (GOL), a mais antiga obediência maçónica portuguesa, vive um novo episódio de tensão face à iminente admissão de mulheres.
Um decreto assinado esta sexta-feira, 3 de outubro, pelo Grão-Mestre Fernando Cabecinha determinou a suspensão provisória de um membro acusado de quebrar o segredo maçónico ao divulgar informações sobre duas candidatas.
Segundo o documento, a que a CNN Portugal teve acesso, o obreiro Luís Maia, da Loja Miosótis Negra n.º 584 (Lousada), partilhou no passado dia 26 de setembro, num grupo de mensagens intitulado “No Feminino”, a reprodução de excertos internos que continham dados pessoais e fotografias de duas mulheres em processo de iniciação.
Os nomes e imagens estavam afixados nos “Passos Perdidos” do Palácio Maçónico, em Lisboa — espaço reservado aos maçons — onde, de acordo com os regulamentos internos, permanecem durante vinte dias antes de qualquer nova iniciação.
A divulgação pública desse material foi considerada uma violação do sigilo maçónico.
No decreto, enviado às lojas do GOL, Fernando Cabecinha relembra os compromissos fundamentais de cada obreiro: “guardar fidelidade à Ordem, respeitar o sigilo, acatar as leis e regulamentos, e atuar de forma ordeira”.
Sublinha ainda que está em causa um “delito maçónico”, resultante da revelação não autorizada de matéria considerada segredo da Ordem.
A questão da entrada de mulheres no GOL, aprovada em maio pelo parlamento maçónico e promulgada em junho pelo Grão-Mestre, continua a dividir a obediência.
Em julho, cerca de 40 maçons da Loja União Portucalense, dirigida pelo médico Eurico Castro Alves, apresentaram a sua saída em protesto contra a decisão.
Com este novo incidente, o debate interno sobre a integração feminina na maçonaria portuguesa ganha ainda maior visibilidade pública, revelando tensões entre tradição e mudança numa das instituições mais influentes da sociedade civil.
Consulte também o nosso Centro de Estudos
Photo by Jonh Doc. / Wix
© 1996 – 2025 by My Fraternity News. Projeto independente de reflexão e cultura, nascido em formato impresso e digitalizado em 2017. Unido pela fraternidade, pela palavra e pelo compromisso com a liberdade intelectual.




Comentários