Como se pode definir a Maçonaria?

Como se pode definir a Maçonaria?


Quando não se conhece a Maçonaria tendemos a escrever que ela é uma Associação secreta de pessoas que se agrupam em lojas e usam sinais estranhos para se reconhecerem. Quando procuramos essa definição num dicionário português, a Priberam, este define a Maçonaria como sendo uma «Sociedade semi-secreta que tem por fim principal o desenvolvimento do princípio da fraternidade e da filantropia e que usa como símbolos os instrumentos de arquitecto e pedreiro (o compasso e o esquadro) (2020). Ao consultarmos o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa (2001), define a Maçonaria como uma »Sociedade secreta de carácter iniciático com fins altruístas, sociais e económicos, espalhada pelo mundo».


Há uma grande confusão, amig@s?


Com o tempo e se nos acompanhar iremos demonstrar o que há de verdade nestas declarações, que merecem um estudo mais atento por parte dos investigadores e estudiosos.


Bem sabemos, que a Maçonaria é uma instituição multissecular e conheceu diversos desenvolvimentos. Ao longo desse tempo, esta instituição multissecular adaptou as suas metodologias às evoluções sociais e humanas, sem nunca perder as raízes da sua fundação. O que ocorreu com os segredos? Que tipo de segredos professam os maçons?


Convidamo-l@ a assistir aos nossos próximos episódios.


#Maçonaria #Segredo #Dicionário