Buscar

Bragança-Miranda: D. José Cordeiro saúda canonização de «Bartolomeu dos Mártires, o Arcebispo Santo»

Responsável católico assume sonho de proclamação do novo santo como Doutor da Igreja


Foto: Agência Ecclesia/LFS – Relicário com o osso da vértebra de São Bartolomeu dos Mártires


Bragança, 08 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda saudou a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, que se celebra este domingo, em Braga, assumindo o sonho da proclamação do “arcebispo santo” como doutor da Igreja Católica.


Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. José Cordeiro recorda o trabalho levado a cabo por Mons. José de Castro (1886-1966), presbítero de Bragança-Miranda, a respeito do novo santo.

“Mons. José de Castro expressou em 1945 o sonho da canonização de Bartolomeu dos Mártires e da proclamação como Doutor da Igreja”, recorda o prelado.

Que bem ver o nome Bartolomeu dos Mártires inscrito no álbum dos Santos e porque não no elenco dos Santos Doutores da Igreja! S. Bartolomeu dos Mártires, intercedei por nós!”.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514; foi arcebispo de Braga numa ocasião em que a arquidiocese incluía os territórios das dioceses de Braga, Bragança (Arciprestado de Moncorvo, que pertenceu a Braga atá 1881), Vila Real e Viana do Castelo.


Ver informação completa, AQUI



#DJoséCordeiro #BartolomeuMártires