Artigo - Opinião: - «O RITO UNIVERSAL ou RNP - RITO NACIONAL DE PORTUGAL» | @Jacinto Alves

«O RITO UNIVERSAL ou

RNP - RITO NACIONAL DE PORTUGAL

@Jacinto Alves, Maçon, Escritor e Ensaísta

"Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo pareceria para o homem tal como é: - INFINITO - William Blake"


Na verdade o RITO UNIVERSAL ou seja o RNP - RITO NACIONAL DE PORTUGAL conseguiu reunir as necessárias condições para que possa vir a merecer o reconhecimento internacional como o primeiro RITO UNIVERSAL surgido em Portugal - a "Porta do Graal" .


Um Ilustríssimo Irmão cujo nome por uma questão ética não vamos mencionar numa surpreendente palestra realizada por ocasião da apresentação do nosso livro - " A NOVA ESCOLA DA MAÇONARIA OPERATIVA - PRINCÍPIOS BÁSICOS, o nosso Querido e Ilustre Irmão num dado momento afirmou: " O CERN, antigo acrónimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, sediado na Suíça, em Genebra, é a instalação de carácter científico envolvendo a maior máquina construída pelo homem até hoje: o Grande Colisionador de Hadrões." E mais adiante revelou o seguinte: - " .....No exterior destas instalações e com alguma surpresa deparámos-nos com uma escultura metálica que representava "Shiva", uma das três maiores divindades do panteão hindu uma religião que na Europa como sabemos, não tem muitos seguidores: " Shiva" faz parte, com "Vishnu" e Brahma, da tríade de divindades supremas do Hinduísmo; Brahma simboliza a criação; Vishnu a conservação e Shiva ... a destruição! O seu significado é muito interessante, pois simboliza a convergência da religião, arte e e ciência. Na dança sem fim que esta divindade exibe no processo de criação, preservação, destruição e outros atributos cósmicos, está escondida uma revelação sobre a natureza do Universo. E a forma que a escultura evoca é a "Tandava", recriando o ciclo dos Universo perpetrado por Shiva, da criação à destruição..."


Queremos com esta exposição notável que o nosso Ilustre Irmão apresentou comparar o que ocorre no 30º. Alto Grau do REAA - Rito Escocês Antigo e Aceito - Cavaleiro Kadosch, quando da sua elevação iniciática, ele, destrói as "Colunas do Templo de Salomão" para em seguida, o Cavaleiro Kadasch ao destruir as "Colunas" vai reconstruir o "Templo" em moldes melhores de arejamento, espaço livre e abatendo ou destruindo o lixo e os objetos inúteis que se foram acumulando com o passar do tempo!


Vemos aqui, portanto, importantes analogias entre o Hinduísmo e a Maçonaria Tradicional e Especulativa no 30º Grau do REAA.


O conceito do Grande Arquiteto do Universo como entende a Maçonaria não existe no Budismo, mas no Hinduísmo, mais precisamente nos "Vedas" apresenta concepções equivalentes e que constam na Bíblia e surgindo no Hinduísmo como deus primordial é Brahma, com Vishnu e Shiva, forma a grande trindade divina hinduísta .. ou "trimurti", concepção que é encontrada em diversas outras religiões, inclusive no Cristianismo.


Queremos nós, finalmente, concluir de que a Maçonaria dita universal, tal como a designamos nunca poderá ser uma realidade, tornando-se, portanto, absolutamente necessário e urgente para que haja uma aproximação entre as diferentes culturas filosóficas em que todos elas e de forma solidária cedam e recebam reciprocamente. Na verdade, tudo indica que nós em Portugal conseguimos criar um RITO MAÇÓNICO VERDADEIRAMENTE UNIVERSAL e ele aí está à disposição da ARTE REAL!»


Jacinto Alves, Maçon, Escritor e Ensaísta.



#JacintoAlves #RNP #RitoNacionalPortugal