Advogado denuncia mudança drástica na sociedade israelita após a crise em Gaza
top of page

Advogado denuncia mudança drástica na sociedade israelita após a crise em Gaza

Mudança drástica na sociedade israelita após a crise em Gaza


O advogado Michael Sfard, especializado em direitos humanos, numa entrevista dada ao Púbico, levantou questões sérias sobre a mudança do paradigma na sociedade israelita após a crise desencadeada pela situação dos reféns em Gaza.


Sfard, conhecido pelas suas críticas às políticas do governo de Israel, destacou que, embora a responsabilidade para com pessoas em dificuldades fosse uma forte base da sociedade, essa dinâmica mudou radicalmente.


Numa conversa que teve para o Jornal Público, Sfard expressou a sua surpresa com a abordagem do governo em relação às famílias dos reféns, considerando-as como tendo interesses políticos, em vez de dar prioridade aos seus entes queridos.


O advogado comentou que nunca imaginou que as famílias das vítimas civis fossem tratadas dessa maneira, especialmente diante de uma organização terrorista como o Hamas.


Essa mudança na atitude governamental levou Sfard a questionar a coesão e a solidariedade na sociedade israelita, afirmando que tal cenário pode levar ao colapso social.


O advogado destacou a perda de princípios fundamentais, como integridade moral e a liberdade de expressão, e observou a diminuição do pluralismo na discussão pública.


Essas preocupações surgem num momento em que se completam seis meses desde o ataque sem precedentes do Hamas, que deixou centenas de mortos e reféns.


Sfard enfatizou a necessidade de reconstruir não apenas a Faixa de Gaza, mas também o ethos israelita.


O advogado instigou a reflexão sobre o impacto dessa crise não apenas na política, mas também na sociedade como um todo.


Essa mudança de perspectiva coloca em xeque os valores e a coesão social em Israel, levantando questões importantes sobre o futuro do país e sua identidade nacional.


bottom of page