A História e os Mistérios da Maçonaria || Esclarecimento
top of page

A História e os Mistérios da Maçonaria || Esclarecimento

A História e os Mistérios da Maçonaria

Há muitos anos, a história da Maçonaria foi amplamente contada em livros. Alguns destes livros ainda circulam nalgumas bibliotecas e são uma referência para muitos dos trabalhos ou pranchas publicadas nalgumas lojas maçónicas.


Os autores destes livros escreviam a história da Maçonaria com o entusiasmo dos maçons qualificados. Assim, compreendemos melhor essas histórias, que estão envolvidas numa «nuvem de escuridão», pois o estudo e a investigação maçónicas estavam à medida do entusiasmo e da incerteza dos seus autores. Desta forma, as teorias, teses e crenças que apresentaram, não são benéficas para a Maçonaria e para as próprias Organizações.


Ainda é recorrente a existência de crenças e caprichos, que defendem a imaginação, teorias e histórias, fruto delirante ou cruel dos seus autores. Estes, por suas vez, promovem os caprichos das suas teorias e animam relatos maçónicos que dizem ser antigos ou modernos, quando exibem as suas histórias, compensando as suas fundamentações com as ditas crenças pré-existentes, sem as ditas evidências que as comprovam. Tratam-se de pensamentos com uma imaginação fértil.


Reconhecemos a existência de tod@s e, desta forma, o canal My Fraternity é um espaço aberto a todos, com ou sem crenças, pois ambos são pessoas que merecem o nosso respeito e apoio. No entanto, evitaremos que este espaço sirva de eco para se amplificarem desinformações. Desta forma, assumidamente, não publicaremos material que não respeite os critérios que encetamos e promovemos há muitos anos.


My Fraternity


0 comentário
bottom of page