top of page

A história da propaganda antimaçónica e a perseguição durante o regime nazista na Alemanha

Panfleto antimaçónico retrata a visão hostil contra a Maçonaria na Alemanha do século XX


Ilustração da capa de panfleto de Friedrich Haffelbacher simboliza propaganda antimaçónica


A ilustração da capa de um panfleto antimaçónico alemão intitulado "Das Todesurteil ueber die Freimaurerei in Deutschland" [A Sentença de Morte para os Maçons na Alemanha], da autoria de Friedrich Haffelbacher, é um importante registo histórico e literário que retrata a visão antimaçónica presente na Alemanha do século XX.


A Maçonaria é uma sociedade discreta, cujas origens remontam ao século XVIII na Europa e tem como principal objetivo a busca pelo aperfeiçoamento moral e intelectual do ser humano.


No entanto, ao longo da história, a ordem foi alvo de inúmeras acusações e conspirações.


O panfleto de Haffelbacher retrata a Maçonaria como uma ameaça à sociedade alemã e apresenta argumentos para justificar a perseguição e eliminação dos maçons.


A ilustração na capa do panfleto é um exemplo do uso da propaganda antimaçónica como meio de disseminação dessas ideias.


A visão antimaçónica presente na Alemanha do século XX, infelizmente, encontrou terreno fértil num contexto político de grande instabilidade e polarização.


Estudos científicos desmentem teorias conspiratórias contra a Maçonaria


A utilização da propaganda e da perseguição aos maçons fez parte da estratégia do regime nazista de Adolf Hitler, que viu na ordem maçónica uma ameaça aos seus ideais de pureza racial e poder absoluto.


Hoje, a Maçonaria é uma instituição legal e respeitada em muitos países do mundo, mas ainda enfrenta resistência e preconceito nalguns lugares.


Estudos científicos apontam que a visão antimaçónica está baseada em mitos e teorias conspiratórias sem fundamento, e que a ordem maçónica contribuiu significativamente para o desenvolvimento de valores éticos e morais em diversas sociedades ao longo da história.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page