A Grande Loja Nacional Portuguesa
top of page

Mensagem em 2001 do Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa

Mensagem do Grão-Mestre em 2001 no Portal da Grande Loja Nacional Portuguesa | Memórias e Histórias

[...]


Consulte-os…


Estes textos ou artigos que publicamos neste portal, não são de modo algum exaustivos e o seu objectivo principal é constituir um razoável guia de referências para todos aqueles que, trabalhando na área maçónica, queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre a realidade maçónica. Nela tentamos coligir, sem grandes preocupações com a qualidade desigual de alguns trabalhos, o máximo de artigos, temas e teses inéditas produzidos ou publicadas no mundo maçónico nos últimos anos. Por isso, estes breves trabalhos não pretendem ser um roteiro bibliográfico sobre Maçonaria que, partindo da nossa apreciação da qualidade e relevância de alguns textos, seria sempre pessoal e discutível.


A lista de textos que apresentamos no nosso Portal, irá sempre sendo melhorada e acrescentada ao longo do tempo. Para isso, contamos com as sugestões e com todas as novas referências que outros utilizadores da rede nos queiram gentilmente enviar. Para tal, pode utilizar o nosso e-mail para o envio de textos maçónicos.


Para aqueles que lhes parecer que esta bibliografia é claramente insuficiente, podem consultar a Biblioteca Nacional Maçónica da Grande Loja Nacional Portuguesa, que vai acumulando livros actualizados do que se vai produzindo nestas áreas e que são oferecidos pelos seus Irmãos.


Infelizmente, existem várias referências incompletas (em boa parte devida a critérios nem sempre uniformes nas formas de citação e de construção das bibliografias), e, provavelmente, também, alguns erros. Caso detecte algum envie-nos a referência utilizando para tal o e-mail: GLNP@mail.pt [atualmente o mail oficial é sp@glantigos.org]


À medida que novas obras, artigos ou teses forem sendo incluídos nestas páginas iremos, igualmente, alterando e ampliando os vários campos de estudo, por vezes arbitrários, em que de momento os vários trabalhos aqui contidos são efectuados. Muitos desses trabalhos são efectuados por novos membros, Aprendizes, numa busca da sua própria evolução. Desejo-lhes uma boa consulta.


Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa.

bottom of page