Buscar
  • My Fraternity

Fundada a primeira Loja da Le Droit Humain em Porto Alegre, BRASIL


No sábado, 21 de julho, foi realizada no oriente de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, a sessão de Acendimento das Luzes da A.'.R.'.L.'.M.'. Esplendor do Rio Grande nº 2032, filiada a Federação Brasileira da Le Droit Humain e federada a Ordem Maçônica Mista Le Droit Humain, com sede em Paris na França.

Esta sessão contou com a presença do Irmão Israel Denis, Muito Poderoso Grande Comendador, representante da Federação Internacional, Irmão Periandro das Mercês Marques, Presidente da Federação Nacional Le Droit Humain, os Dignitários da Federação Brasileira, Irmãs Edna Douza e Sandra Denis, do oriente do Rio de Janeiro, a Venerável Mestre da loja Phoenix de Órion nº 2076, do oriente Florianópolis, Irmã Sonia Maria Piardi, assim como a Venerável Mestre, Irmã Ruth Bilherbeck Bastos, da Loja Frater Lucis, nº 1713, do oriente de Joinville.

A Loja Esplendor do Rio Grande, é o primeiro atelier da Le Droit Humain em solo Gaúcho no extremo sul, Brasil, sendo formado por Irmãos e Irmãs dos orientes de Porto Alegre e Lajeado. Suas sessões ocorrerão nas sextas feiras, as 20 horas, no templo Eve, no oriente de Porto Alegre. A administração da novel Loja ficou a cargo da Venerável Mestre, Irmã Rozangela Freire, 1ª Vigilante; Irmã Lenira Engel, 2º Vigilante, Irmão João Batista; Orador, Irmão Vicente Kazt; Secretária, Lúcia Menezes; Mestre de cerimônias, Irmã Leize Grazielli; o Grande Experto, Irmão Sardi Vogt e Guarda do templo o Irmão Dirceu Gonçalves.

Le Droit Humain é a mais antiga potência maçônica mista do mundo, completou 125 anos de fundação, no dia 04 de abril, deste ano, presente em 72 países, nos cinco continentes. A Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain é uma instituição iniciática, filosófica, laica e filantrópica, que tem por missão trabalhar para o desenvolvimento e o progresso da Humanidade. No plano individual, busca promover o progresso do valor individual, sem a imposição de dogmas e sem a necessidade de abandonar sua cultura ou ideais religiosos. No plano grupal, trabalha para unir homens e mulheres, que aprovam uma espiritualidade humanista, e que respeitem suas diferenças culturais e individuais.

A Le Droit Humain foi edificada sobre um sonho maravilhoso, o de unir a humanidade apesar de todas as barreiras, etnias, geopolíticas, religiões e culturas. Maiores informações sobre a Loja e a Le Droit Humain no Rio Grande do Sul, através do e-mail lislele1@gmail.com ou +5551998088176, com Lenira Engel.

@ Texto e Imagem de Eduardo Lecey

#freemasonry