Uma trágica notícia | François Rognon | 23.06.2018

Recebemos a triste notícia da partida para Oriente Eterno do nosso muito querido e estimado Irmão François Rognon.


Ao telefonarmos ao Past Grão-Mestre Álvaro Carva e actual Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho de Portugal, a sua voz ficou embargada ao saber da notícia. Eram amigos e Irmãos, ambos os maçons pessoas muito dedicadas à Arte Real.


Informou-nos de que François Rognon era uma das maiores referências na Arte Real e no estudo da Maçonaria. Considerou-o como uma pessoa bela e humana, amiga, solidária, fraterna e um dos maiores estudiosos do nosso tempo da história da Maçonaria.


Que "o seu desaparecimento" atingirá o coração de muitos dos Irmãos mais velhos, verdadeiras fontes de saber e estudo. Devidamente acarinhados, mas a sua partida para "Oriente Eterno" é uma perda irreparável. Que era conhecedor do seu estado de saúde, muitas vezes frágil. Mas não esperava que este acontecimento fosse tão breve.


Aos Irmãos da Grande Loja de França e da Grande Loja Nacional Portuguesa, aos Irmãos do Supremo Conselho de França e ao actual Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho de Portugal e seus Irmãos deixamos os nossos sentidos pêsames.

_____________________________

@ Fotografia de Jean-Laurent Turbet