Buscar
  • My Fraternity

XXIV Gran Asamblea Confederación Masónica Interamericana


No período de 11 a 14 de abril de 2018, foi realizada a XXIV Grande Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Interamericana-CMI, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, que fica na região central da Bolívia, aos pés da Cordilheira dos Andes. Atualmente é a maior e mais populosa cidade boliviana.

A Mesa Diretora (gestão 2015-2018) dos trabalhos foi composta pelo Presidente da Confederação da Maçonaria Interamericana, Irmão Oscar de Alfonso Ortega, Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha (ao centro); Secretário Executivo da CMI, Irmão Rudy Barbosa Levy, ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia (à esquerda) e o Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia, Irmão José Adolfo Crespo Bonadona (à direita).

Ainda faziam parte da Mesa diretiva os Irmãos Vice-Presidentes da CMI (gestão 2015/2018);

Zona 1 – Juan Jesus Gopar Aquilar – Grande Loja “Benito Juárez Garcia”- Oaxaca, México

Zona 2 – Jean Pierre Servel – Grande Loja Nacional Francesa e o Assessor Eliphas Almeida

Zona 3 – Estuardo Ordoñez Kocher – Grande Loja da Guatemala

Zona 4 – Jorge Dias Delgado – Grande Loja do Equador

Zona 5 – Flávio Rogério Pereira Graff – Grande Loja de Santa Catarina

Zona 6 – Edgard Sánchez Caballero – Grande Loja Simbólica do Paraguai

Além do tema central que versou sobre a Reforma Estatutária da CMI, o evento contou com diversas conferências temáticas, que versaram sobre assuntos pertinentes ao desempenho da Ordem Maçônica, sua adaptabilidade aos dias atuais, sem ferir suas origens e tradições.

Reforma Estatutária. A XXIV Grande Assembleia foi aberta em caráter Extraordinário, exclusivamente para deliberar e votar a reforma do Estatuto e dos Regulamentos da CMI. Todas as propostas da reforma estatutária foram aprovadas sem restrições.

Na apresentação do seu Relatório, o Eminente Secretário Executivo da CMI, Ir Rudy Barbosa Levy, salientou que “a Zona 5 (MRGLSC) foi a única que contribuiu para que este trabalho fosse apresentado a todos os presentes, de tal forma que facilitasse a análise das proposições, que continham recomendações expressas pela Presidência da Zona 5 (MRGLSC, inclusive no formato bilíngue”. Por esta razão, destacou o Irmão Rudy, merece nosso Reconhecimento.

In, site da Grande Loja de Santa Catarina. Pode ver o link completo, AQUI

#freemasonry