O QUE SE ENTENDE POR INICIAÇÃO MAÇÓNICA?, por Amando Hurtado

O trabalho maçónico em Loja é apresentado como uma escola de libertação da pessoa sujeitada na vida diária a influências externas levadas a cabo por todas as formas de comunicação e também esmagada pelas influências externas à sua consciência, aos seus desejos, às suas paixões, aos seus costumes e aos seus preconceitos. Adquirir a liberdade interior que condiciona a existência do espírito crítico, da responsabilidade pessoal e, por consequência da liberdade do homem, constitui um das preocupações mais importantes da Franco-maçonaria.


A procura iniciática, baseada no estudo dos grandes valores do património do espírito humano, propõe três orientações principais: O do Verdadeiro que não mais do que a procura da verdade objectiva, pois ela é indispensável para o progresso do homem e da humanidade. Porém, a verdade absoluta constitui um ideal inacessível para o ser humano e, por consequência, a Franco-maçonaria não pretende possui-la, pois só a investiga. Esta atitude concede-lhe o princípio da tolerância que lhe permite aceitar todas as ideias sinceras e permite harmonizá-las noutras direcções possíveis.


O estudo do simbolismo pela sua forma de compreensão vem ajudar à palavra, aparte de sua utilidade inegável, aprisiona o pensamento limitando o sentido da definição das palavras empregadas pelo dicionário.

O Belo que permite à Franco-maçonaria cultivar o cerimonial e a decoração, porque ela sabe que a sensibilidade, a emoção, formam parte integrante do espírito humano e constituem uma dimensão particularmente importante da sua evolução. Se a verdade revela o ser racional, quer dizer a forma, o belo revela a dimensão intuitiva que é a mesma substância do ser espiritual. A do Bem que está na procura de uma definição do bem e do mal, e que considera como essencial o estudo da moral e da ética. Ela tem a ambição de procurar nestes domínios os valores que seriam os critérios de referência para as acções humanas.


A paz entre os homens depende consideravelmente do sucesso desta procura.