Buscar

A GLUP-GLNP. Quem são? Que ritos usam?


A GLUP-GLNP

A GLUP-GLNP é uma obediência maçónica independente mas faz parte de um grupo de maçonaria regular e tradicional portuguesa, onde se inclui a Grande Loja dos Antigos Livres e Aceites Maçons de Portugal que praticam o Rito Escocês Antigo e Aceite. Esse grupo é coletivamente conhecido como Grande Loja Nacional Portuguesa (GLNP), uma vez que foi esta associação que esteve na sua origem.

A Grande Loja Unida de Portugal foi fundada em Setembro de 2009, em Paris sob os auspícios de três Grandes Obediências Europeias. A cerimónia de Consagração foi efetuada no templo principal da Grande Loja de França.

A criação desta Grande Loja destinou-se a acolher em Portugal o rito Francês (original), o regime Escocês Retificado e o rito Escocês da Escócia.

A GLUP opera num ambiente de recolhimento, não sendo muito dada a publicidade. No entanto inúmeros documentos públicos, desde 2009, fazem referência a esta Grande Loja.

Consciente do seu papel na divulgação dos ritos Cristãos mas também de que não está só, a GLUP é agora conhecida como GLUP-GLNP, reforçando o seu papel independente mas também o de trabalho em grupo, com todos os Irmãos da plataforma maçónica regular e tradicional, de raiz continental.

SITE OFICIAL DA GLUP-GLNP. AQUI

#freemasonry