Buscar

Magalhães Lima e a sua mensagem em 21.03.1928


Palavras do Grão-Mestre do GOL «Uma instituição secular de carácter universal que se tem mantido no seu posto através dos séculos, com a mesma coerência e a mesma nobreza, está por si mesma defendida. Se assinalamos o facto da recrudescência na campanha contra a Maçonaria, é unicamente para fazer ver a todos os Maçons que se devem manter no seu posto de honra, com mais firmeza do que nunca, e que são cobardes aqueles que nesta conjuntura abandonam as suas posições e desertam dos seus lugares.

Se assinalamos o facto, é para chamar à ordem os que andam transviados dos princípios e do ideal maçónico. Urge fazer obra maçónica, queremos dizer obra nacional, provocando uma perfeita união entre todas as classes sociais, como medida de salvação pública. Urge despertar o espírito público, levando-o à comunhão moral que caracteriza urna verdadeira nacionalidade. Urge lembrar a cada um os deveres a cumprir, que tem andado esquecidos por muitos.

Urge, enfim, libertar-nos do prejuízo, do preconceito, do fanatismo, da superstição. Urge, enfim, fazer a vida espiritual que caracteriza a nossa instituição, revivendo-a pela sua história e pelos serviços prestados à Liberdade e à Civilização e pelo seu futuro que ninguém poderá destruir por maior que seja o seu poder. A Maçonaria é imortal, como a Liberdade.»

#freemasonry #sociedade #masonaria #historia #maçon #europa #gol #GrandeOrienteLusitano #livros #francmaconnerie #maçonaria