Buscar

Irmãos do Rito Brasileiro visitam Loja Primaz do Rito Escocês Retificado


No dia 17 de fevereiro foi realizada a primeira "Transbode" do ano de 2017. Os Irmãos praticantes do Rito Brasileiro do Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio Grande Sul realizaram mais uma excursão.

Esta foi uma atividade realizada em pareceria com as Lojas Guardiões da Arca nº 4348 e Campos Elísios nº 3977, que organizaram a excursão, contando também com a presença de membros da novel Loja Mário Juarez de Oliveira que aguarda a sua autorização para funcionamento.

A chegada no Balneário Camboriú ocorreu no dia 18 próximo das 7 horas da manhã, sendo assim todos tiveram tempo para se preparem para as sessões de estudos e apresentação do Rito Escocês Retificado (RER).

Concomitantemente as cunhadas que participaram de nossa excursão, tomaram café e também conheceram as dependências deste belíssimo templo situado na Estrada Geral dos Cerros de nº 1500.

A convite da Loja as nossas cunhadas participaram da oficina de Scrapbook ministrada pela cunhada Luciani.

No final desta atividade, cada uma das participantes levaram como lembrança de suas visitas ao Balneario Camboriú e a Loja Novo Horizonte nº 4185.

Com certeza foi um momento ímpar, aonde nós do Rito Brasileiro podemos conhecer um pouco mais sobre o mais novo rito do Grande Oriente do Brasil, apesar de ser um dos ritos mais antigos em atividade no mundo.

O nosso Irmão Marco Barcelos foi o escolhido entre seus pares para receber a homenagem por parte da Loja anfitriã, a novel Loja ARLS Mario Juarez de Oliveira, a qual será a Loja primaz do RER no Rio Grande do Sul. Loja esta que já entregou toda documentação a guarda do selos do GOB, pois foi fundada em 09/12/ 2016 e aguarda ainda o despacho da carta provisória pelo GME e a carta definitiva para o seu funcionamento.

Estiveram presente também os Irmãos ARLS Guardiões do Zadock nº 3990 também do GOB do Rio Grande do Sul, praticantes do rito Adonhiramita.

O rito é dividido em três classes: as Lojas Azuis ou de São João, as Lojas Verdes ou de Santo André e a Ordem Interior. Nas Lojas Azuis ou de São João é mantida uma grande parte do tronco inicial.

Estes três graus iniciais simbólicos de Aprendiz, Companheiro e Mestre apresentam semelhança com outros ritos da Maçonaria Especulativa.

Muitos influíram na criação do RER (Karl Gothelf von Hund, Charles de Hesse, Ferdinand de Brunswick, Jean de Turkheim, Saint-Martin, Mesmer, Martinez de Pasqually, entre outros…), mas foi Jean-Baptiste Willermoz (1730-1824) quem o estruturou e conduziu tudo até o seu final

O Rito foi constituído na França no terceiro quarto do século XVIII. Têm raízes anteriores a 1754. Foram datas importantes para o R.E.R. a Convenção de Unwürde (1754), a Convenção de Altenberg (1764), a Convenção de Kohlo (1772), Convenção de Brunswick (1775).

Mas o Rito só se consolidou em 10 de dezembro de 1778 no Convento de Lyon na França (também conhecido como Convento de Gaules), sendo reafirmando em 1782 no Convento de Wilhelmsbad na Alemanha em 1782.

Após as sessões em diversos graus, os irmãos foram desfrutar de ágape fraternal ofertado pela Loja aos Irmãos visitantes e cunhadas.

As Lojas Gaúchas do GOB que participaram desta Transbode, somente podem agradecer mais uma vez a hospitalidade e fraternidade que receberam durante mais esta excursão, desta feita ao Estado de Santa Catarina.

O Venerável Mestre da Loja Guardiões da Arca, o nosso Irmão Jair Rosa, o qual estava acompanhado de nossa venerada cunhada Fátima Rosa, ressaltou a importância destes eventos nos quais a família maçônica participam, pois a maçonaria não é feita somente nos nosso templos e nas quase duas horas que normalmente duram nossa sessões.

Foram quase 24 horas de convivência e mais de 1.200 km rodados, mas com certeza em breve estaremos fazendo mais uma Transbode, pois sempre apreendemos muito em cada uma de nossas viagens, pois com certeza sempre voltamos diferentes vendo novos horizontes.

Neste mágico dia, tivemos o prazer de contar com 49 Irmãos em Loja em pleno sábado de fevereiro, quando ainda muitas Lojas nem iniciaram as suas atividades de 2017 e com mais de 70 pessoas no almoço da fraternidade.

Os Irmãos Marco, Márcio e Alcívio Barcelos, junto com os Irmãos Victor Herborn, Roger dos Santos, Adelmar Silva, Rodrigo Grün, César Albuquerque, bem como os Irmãos Jair Rosa, Anselmo Lanzarini, Carlos Azevedo, Ronaldo Silva e Carlos Maidana, estão prontos para ajudar a fazer o RER uma realidade no Rio Grande do Sul.

Todos nós tivemos um excelente retorno aos nossos lares, com a sensação de termos contribuído com a evolução de uma maçonaria plural no nosso Grande Oriente do Brasil.

Em breve muitas outras Transbode estão programadas, muitas dentro do nosso Estado, bem como dentro do Brasil e uma grande viagem internacional esta sendo programada. Aguardem as novidades...

Podemos afirmar que um novo horizonte já ultrapassou o Rio Mampituba e já começou a brilhar no Rio Grande do Sul...

@Imagens de Anselmo Lanzarini e texto de Eduardo Lecey, Brasil

#freemasonry