Buscar

Casa cheia no lançamento do livro "Chefes de Governo Maçons. Portugal (1835-2016)", do Pro


Ocorreu a apresentação ao público do livro "Chefes de Governo Maçons. Portugal (1835-2016)", do Professor doutor António Ventura. Uma edição da Nova Vega, 2017.

SINOPSE:

“A Maçonaria exerceu uma influência marcante na vida do nosso país, desde a sua implantação, no século XVIII. A ela pertenceram militares e professores, comerciantes e funcionários públicos, clérigos e artistas, proprietários e trabalhadores. E também políticos de diversas orientações, fazendo jus ao pluralismo de opiniões que sempre caracterizou a Maçonaria. É assim natural que nos últimos trezentos anos muitos governantes tivessem ligações à Maçonaria. O presente álbum incide sobre os chefes de governo que pertenceram à Maçonaria, desde a implantação definitiva do Liberalismo em 1834.

Englobando, em número de 34, os que foram comprovadamente Maçons, e não os que a tradição considerava como tal, a obra contém as biografias genéricas de cada um, dando um especial enfoque à vertente maçónica com o maior pormenor possível, as quais são acompanhadas de documentos, na maior parte inéditos, comprovativos dessa filiação. Por outro lado, é profusamente ilustrada com retratos, obras de arte diversas – esculturas, pinturas, monumentos – e reprodução fac-similada de documentos originais. No conjunto, uma obra pois reveladora de aspectos desconhecidos da vida de algumas figuras que marcaram profundamente a nossa vida política nos últimos dois séculos, que, pela sua qualidade, carácter inédito e não especulativo, irá constituir uma referência incontornável para quem queira conhecer melhor a nossa História Contemporânea”

#freemasonry