Buscar

A Grande Loja Unida de Portugal (2016), Obediência Regular comemorou o dia do maçon em Lisboa


Recebemos esta comunicação, que agradecemos.

Imprensa

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL

DIA INTERNACIONAL DO MAÇON E DA MAÇONARIA

CELEBRADO EM LISBOA

Hoje, dia 22 de Fevereiro, pelas 20h, a Grande Loja Unida de Portugal - (G.L.U.P.) uma obediência da Maçonaria Regular comemora o dia Internacional do Maçon numa cerimónia aberta a sociedade civil no Restaurante Associação do Fado

Casto, Rua de São Mamede, 8 em Lisboa.

Foi sob proposta do então Grão-Mestre, Fernando Paes Coelho Teixeira, que se fixou o dia 22 de Fevereiro como o Dia Internacional da Maçonaria e do Maçon, que desde essa data vem sendo comemorado por todas as Obediências reconhecidas.

Fernando Teixeira viu nessa reunião a sua proposta ser aprovada por unanimidade.

A data escolhida comemora também o nascimento de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos da América que hoje se cumpre.

O Dia do Maçon e da Maçonaria – 22 de fevereiro - foi instituído há 34 anos, a 22 de Fevereiro de 1994, em Washington, capital dos Estados Unidos, aquando da Reunião Anual de Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte, onde estiveram presentes representantes das principais Obediências da Maçonaria Regular de todo o mundo.

Contactado o Dr. Paulo Cardoso, Grão Mestre da Grande Loja Unida de Portugal, declarou: “Esta é uma data em que se comemora a tradição e prática de um conjunto de Grandes Lojas e de Lojas espalhadas por todo o mundo a que a mais recente obediência regular da Maçonaria portuguesa, a G.L.U.P. não pode deixar de se associar.”

Para mais adiante declarar que “A Maçonaria é uma escola onde o principal foco é melhorar a sociedade através do aperfeiçoamento humano onde, através de uma estrutura filosófica de ensino os seus membros se transformam em pessoas melhores, mais dedicadas à família e ao trabalho e sempre preocupados com o desenvolvimento harmonioso da sociedade onde habitam”.

#freemasonry